segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Simone Tebet comemora alta em pesquisas e afirma: ‘Voto útil somos nós’

Em agenda de campanha nesta segunda-feira em São Paulo, a candidata do MDB à Presidência comemorou a alta dos seus índices de intenção de voto em pesquisa e fez uma defesa da chamada terceira via

Simone Tebet em agenda de campanha nesta segunda-feira, 5 de setembro de 2022. Foto: Marcela Villar/Estadão

A candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) comemorou o aumento nas pesquisas de intenção de voto divulgadas neste começo de semana e convidou os eleitores que não querem a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) a votar em candidatos da “terceira via”. Ela comentou os levantamentos eleitorais em visita a uma cooperativa de reciclagem de materiais na manhã desta segunda-feira, 5, na capital paulista.

“O voto útil somos nós. Aqueles que não querem a reeleição do presidente Bolsonaro já podem apostar na terceira via, porque as pesquisas já mostram que todos nós ganhamos, no segundo turno, do atual presidente da República”, disse Simone.

A candidata se referiu à pesquisa do Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual, divulgada nesta segunda, que apontou recuo de todos os candidatos e crescimento de Simone. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança, mas recuou de 43% para 42%; Jair Bolsonaro oscilou dois pontos para baixo (de 36% para 34%); e, Ciro Gomes (PDT), de 9% para 8%. Já a senadora foi de 4% para 6%. Em um eventual segundo turno, todos esses candidatos venceriam o atual chefe do Executivo, de acordo com o levantamento.

“Fico feliz de a população brasileira perceber que há espaço e uma saída dessa polarização”, comemora.

A candidata também disse que sua candidatura fortalece a democracia. “A nossa candidatura não é só eleitoral, mas também política, de fortalecimento da democracia. Ninguém vai ousar discutir resultado das urnas. Vamos aceitar defendendo uma campanha limpa, sem fake news, sem ataques. Serei a primeira a defender qualquer um que for atacado, pronta a fazer o bom combate e aí a vontade da população é o eleitor que vai decidir no dia 2 de outubro”, defende.

Simone Tebet ainda acredita que a polarização política favorece a criação de “crises artificiais”. “Se não se há planejamento, não se aplica de forma correta o orçamento no Brasil, porque não há plano de governo. Os dois que se apresentam pontuando nas pesquisas não falam o que vão fazer nos próximos quatro anos”, crítica a candidata.

Redução de encargos para cooperativas

Simone Tebet também falou sobre proposta de redução dos encargos previdenciários para cooperativas, se eleita. O pedido foi feito por funcionários e pelo presidente da Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro (Coopercaps), Telines Basílio. É a principal reivindicação da categoria.

“Estamos estudando a possibilidade de diminuir a questão do que hoje eles pagam 20% em relação ao INSS, como encargos previdenciários, enquanto o setor da pesca, por exemplo, é 2,5%. Estamos vendo como podemos reduzir”, afirma Tebet, durante visita à Coopercaps, na manhã desta segunda-feira, 5.

Ela também planeja apoiar o segmento com linhas de financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de aterros sanitários e construção de novas cooperativas. “Esse tipo de atividade de negócio faz bem para o meio ambiente, garante cidadania para essa massa de trabalhadores que já algo em torno de quase um milhão de pessoas”, acrescenta.

A candidata pretende ainda criar uma campanha publicitária dentro das escolas voltada para educação ambiental. “Não podemos esquecer que tudo começa do berço. Precisamos ensinar nossas crianças e nossos jovens a importância de reciclar, de cuidar do meio ambiente, começando dentro de casa, através do lixo”, completa.

Secretaria voltada à Amazônia

Na fala aos jornalistas na manhã desta segunda, a senadora também voltou a falar sobre propostas na área ambiental e defendeu a criação de uma secretaria executiva voltada a aplicar políticas públicas na Amazônia. “Ela vai ter o papel decisivo de cuidar dos biomas, junto com o Ministério das Relações Exteriores, fazer essa dobradinha para mostrar para o mundo que nós somos sustentável, com os órgãos de fiscalização e controle atuando”, afirmou.

O objetivo dessa nova pasta da seria também atrair investimentos internacionais para o País, para que “possam vir trazer os dólares que estão faltando no Brasil para que a gente possa aquecer a economia, fazer o Brasil voltar a crescer, gerar emprego e renda para população brasileira”.

A candidata escolheu a data em que se comemora o Dia da Amazônia para reforçar seu compromisso com o meio ambiente. “Fizemos questão de vir aqui para mostrar que cuidar do meio ambiente é também garantir desenvolvimento sustentável com qualidade de vida da renda e salário, não só para os catadores, mas pra toda uma cadeia de produção.”

Marcela Villar para O Estado de S. Paulo, em 05.09.22. Atualizado às 16h43

Nenhum comentário: