quarta-feira, 22 de agosto de 2012

E Pinochet?


O Advogado de Julian Assange, o jornalista exilado na Embaixada do Equador, em Londres, é o espanhol Baltazar Garzon - o mesmo que quando Juiz pediu a extradição de Pinochet, acusado de crimes contra a humanidade, que se encontrava, ocasionalmente, na Inglaterra.

E o que ocorreu? A Inglaterra não extraditou Pinochet para a Espanha onde responderia pelos assassinatos de milhares de cidadãos espanhóis ao tempo de sua sanguinária ditadura no Chile.

Mas agora a Inglaterra finca pé dizendo que tem que extraditar o Jornalista para a Suécia porque lá o espera uma acusação de crime sexual que, na verdade, não chegaria a ser um crime, mas uma armação entre governos para que de lá seja extraditado para os Estados Unidos onde, e ali sim, poderá ser condenado à morte por violação de segredos de Estado.

Os segredos revelados foram milhares de informes pelos quais se revelam maracutaias politicas e violações de direitos humanos e de leis internacionais durante as duas principais guerras de Bush, a do Iraque e a do Afeganistão, que acabaram levando os Estados Unidos à bancarrota em que estão hoje.

Clinton, que assumiu com um Orçamento sem dinheiro nem para pagar as contas de luz da Casa Branca, conseguiu num esforço sobrehumano com Leon Peneta, seu então Diretor de Orçamento, zerar o déficit. 

E isto foi muito comemorado. 

Mas foi os republicanos voltarem ao Poder, e dessa vez com Bush Junior, para estourarem as guerras e as despesas inconsequentes. 

Agora o Obama está fazendo das tripas coração para rearrumar as finanças e eles, os republicanos belicistas e gastadores de sempre, estão se enchendo da grana em doaçoes dos super-ricos querendo voltar.

A acusação contra Assange na Suécia parte de uma ex – voluntária do Wikileaks, o mesmo saite que divulgou os tais segredos norte-americanos.

Ele esteve em Estocolmo para fazer palestra e depois acabou indo para um quarto de hotel com a sueca que agora o acusa de estupro e ele diz que foi tudo consensual.

Em resumo, Pinochet um mais que comprovado caso politico de crimes contra a humanidade, portanto, com fundas repercussões no direito internacional. Assange um caso, no máximo, policial porque montado a partir de premissas que não se sustentam.

Correa, o Presidente do Equador, está avisando à Inglaterra do risco que todas as Embaixadas inglesas correm no resto do mundo se a Embaixada do Equador for invadida pela Policia inglesa para retirar e prender o Jornalista. 

Uma vez quebrada a imunidade diplomática da Embaixada do Equador em Londres, por consequencia as Embaixadas da Inglaterra pelo mundo logo também serão invadidas. 

Nenhum comentário: