sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Zelensky: "Espero ver Putin no tribunal de Haia"

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que os crimes cometidos pela Rússia na Ucrânia "não podem ficar impunes".

"Espero ver [Vladímir] Putin em tribunal em Haia. Tantas mortes não podem ficar impunes", afirmou durante a conferência de imprensa em que o presidente ucraniano faz o balanço da guerra no dia do aniversário do conflito. "[Putin] é o líder da Rússia e ele tem que responder. O que ele fez não pode ser perdoado. Esse número de pessoas mortas é uma tragédia e devemos responder", afirmou Zelensky.

Ucrânia e Polônia realizam a entrega dos primeiros tanques Leopard


Na foto distribuída pelo governo ucraniano, Denís Shmihal (esquerda) e Mateusz Morawiecki, na entrega dos tanques Leopard à Ucrânia. 

O primeiro-ministro ucraniano, Denís Shmihal, e o seu homólogo polaco, Mateusz Morawiecki, protagonizaram esta sexta-feira a entrega dos primeiros quatro tanques Leopard de fabrico alemão ao exército ucraniano. 

"Um ano atrás, os tanques entraram na Ucrânia para privá-la de sua liberdade", escreveu Shmihal em sua conta no Telegram. "Hoje os tanques entraram na Ucrânia, mas para proteger sua liberdade." 

Shmihal indicou que as tripulações dos tanques "têm experiência de combate" e foram treinadas para seu uso. "Continuamos a expandir a coalizão de tanques para devolver a liberdade a todos os territórios ucranianos." 

Publicado originalmente por EL PAÍS, em 24.02.23

Nenhum comentário: