sábado, 11 de junho de 2022

Von der Leyen visita a Ucrânia para tratar de adesão à UE

Presidente da Comissão Europeia se reúne com o presidente Volodimir Zelenski em Kiev. Parecer sobre status de "país candidato" deve ser divulgado na sexta-feira.

Von der Leyen desembarcou na estação de trens de Kiev e foi recebida pela vice-primeira-ministra ucraniana, Olga Stefanischina. 

"Estou de volta a Kiev para me encontrar com o presidente [Volodymyr] Zelenski e o primeiro-ministro [Denys] Shmygal. Faremos um balanço do trabalho conjunto necessário para a reconstrução e o progresso da Ucrânia no caminho para a Europa", disse Von der Leyena a jornalistas que a acompanham na visita.

Na próxima sexta-feira, a Comissão Europeia deve publicar sua avaliação sobre se o país deve receber o status de "candidato" ao bloco europeu.

Kiev solicitou a adesão à UE logo após o início da invasão da Ucrânia pela Rússia. Mesmo que a Comissão Europeia avalie o pedido positivamente, o início das negociações de admissão ainda pode demorar muito, já que todos os estados da UE precisam concordar. Enquanto muitos países, principalmente da Europa Oriental, apoiam a adesão da Ucrânia, alguns como Holanda e Dinamarca são mais reservados. 

Segunda visita à Ucrânia

Esta é a segunda vez que Von der Leyen visita a Ucrânia desde o início da guerra. Em abril, ela esteve Bucha, onde centenas de corpos de civis foram encontrados depois que as tropas russas se retiraram da cidade.

Na ocasião, ela também esteve em Kiev e se encontrou com Zelenski, a quem prometeu um parecer rápido sobre a admissão do país na União Europeia.

"Minha mensagem hoje é que a Ucrânia pertence à família europeia", disse Von der Leyen na época, quando entregou a Zelenski um questionário que serviria de base para as negociações de adesão da Ucrânia ao bloco.

Publicado originalmente por Deusche Welle Brasil, em 11.06.22

Nenhum comentário: