segunda-feira, 21 de março de 2022

Moro usará viagem à Alemanha para tentar se contrapor a Bolsonaro sobre guerra e Amazônia

Guerra, acordos comerciais e Amazônia. Esses são os temas principais que Sergio Moro vai abordar na sua viagem para a Alemanha, na próxima semana. Conta Bela Megale, repórter de O Globo.

Sérgio Moro é aconselhado a prender a si mesmo para evitar vexame nas urnas | Pablo Jacob / Agência O Globo

Nos cinco dias em que ficará no país, o ex-juiz vai se encontrar com presidentes do Partido Verde e do Partido Liberal Democrático (FDP), além de lideranças das outras legendas que dão sustentação à coalizão do primeiro-ministro Olaf Scholz. 

A agenda internacional é uma tentativa de Moro de mostrar que, assim como outros presenciáveis, tem apelo e interlocução na comunidade internacional. O tour acontece depois de viagens de seus adversários ao exterior. Lula esteve há poucos dias no México e Bolsonaro foi à Rússia no mês passado.  

A agenda inclui conversas na presidência e com políticos de sete partidos com assento no Parlamento Alemão, o Bundestag. Moro também se reunirá com ex-ministros do governo de Angela Merkel. Nessas conversas, o ex-juiz vai se contrapor à posição neutra de Bolsonaro sobre a guerra e fazer uma condenação enfática aos ataques russos, em sintonia com a postura da Alemanha sobre o tema.

Moro também fará uma investida junto ao meio empresarial. Nessa frente, os temas prioritários serão políticas ambientais, especialmente focadas na Amazônia, para a reaproximação entre o Mercosul e a União Europeia. O ex-juiz se reunirá com a Federação das Indústrias Alemãs (BDI), associações nacionais de comércio exterior e executivos de multinacionais. Depois, terá agendas com uma associação ligada a países árabes e com a Associação Empresarial para América Latina na Alemanha (LAV), onde vai dar uma palestra.

O ex-juiz visita ainda uma das maiores companhias de transporte e logística marinha do mundo, localizada em Hamburgo, para discutir a privatização dos portos.

Bela Megale, O Globo, em 19.03.22.

Nenhum comentário: