quarta-feira, 16 de março de 2022

Biden afirma que Putin “é um criminoso de guerra”

Um atentado destrói um teatro em Mariupol que servia de refúgio para a população civil | Rússia mata civis em Chernigov e Kiev e bombardeia Odessa e Zaporizhia

Parentes e amigos do soldado Rostislav Romanchuk participam de seu funeral em Lviv, no oeste da Ucrânia, na terça-feira. (Bernat Armague / AP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, opinou nesta quarta-feira que o presidente russo, Vladimir Putin, é um “criminoso de guerra”. Até agora, Biden se esquivava de usar a expressão, considerando que investigações internacionais estão em andamento para descobrir se a Rússia cometeu crimes de guerra na invasão da Ucrânia. O Kremlin não demorou a reagir: segundo a agência TASS, o porta-voz da presidência russa, Dimitri Peskov, afirmou que os comentários de Biden são "inaceitáveis ​​e imperdoáveis". 

As autoridades ucranianas denunciaram que as forças russas bombardearam um dos teatros da cidade de Mariupol, onde “centenas de civis” se refugiavam. A Rússia também atacou civis em Chernigov, no norte do país, onde pelo menos 10 pessoas morreram na fila para comprar pão, e em Kiev,demoliu dois edifícios residenciais . O exército russo também atacou Zaporizhia e Odessa no sul. Apesar dos ataques, tanto Moscou quanto Kiev estão mais otimistas em relação às negociações de paz . O Tribunal de Justiça da ONU ordenou que a Rússia suspenda imediatamente suas operações militares na Ucrânia. Embora a decisão seja vinculante, este tribunal não tem poder para aplicá-la.

Publicado originalmente por EL PAÍS, em 16.03.22

Nenhum comentário: