quinta-feira, 15 de julho de 2021

Bolsonaro ficará internado para tratamento clínico

Após exames, equipe médica não prevê cirurgia por enquanto. Presidente foi transferido para hospital de São Paulo depois de diagnóstico de obstrução intestinal.

Bolsonaro foi hospitalizado após sentir dores abdominais

Após ser diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal, o presidente Jair Bolsonaro foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde permanecerá internado para tratamento clínico. Por ora, não está prevista cirurgia, informou a equipe médica na noite desta quarta-feira (14/07).

De acordo com boletim médico, depois do diagnóstico de "suboclusão intestinal", o presidente passou por avaliações clínica, laboratoriais e de imagem e inicialmente receberá "tratamento clínico conservador", ou seja, com medicamentos e procedimentos não invasivos.

Não foram detalhados os procedimentos aos quais o presidente será submetido e não foi informado por quanto tempo Bolsonaro deverá permanecer internado.

O boletim foi assinado por quatro médicos, incluindo Antonio Luiz Macedo, que também foi quem decidiu pela transferência de Bolsonaro para São Paulo. O presidente chegou ao hospital paulista por volta das 19h, depois de ter passado o dia internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, onde foi submetido a exames e alguns procedimentos após sentir dores abdominais.

Macedo acompanha a evolução da saúde de Bolsonaro desde o atentado a faca contra o presidente durante a campanha eleitoral de 2018 e foi responsável pelas cirurgias no abdômen decorrentes. Após o ataque, Bolsonaro passou por quatro cirurgias. Nos últimos dias, o presidente vinha enfrentando uma crise de soluços.

A redes sociais do presidente reproduziram uma foto de Bolsonaro internado, acompanhada de uma mensagem em que o presidente agradece orações de seus apoiadores e aproveita para alimentar teorias conspiratórias sobre o atentado de 2018 e explorar politicamente o episódio.

"Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia", diz a publicação na conta do presidente.

"Agradeço a todos pelo apoio e pelas orações. É isso que nos motiva a seguir em frente e enfrentar tudo que for preciso para tirar o país de vez das garras da corrupção, da inversão de valores, do crime organizado, e para garantir e proteger a liberdade do nosso povo."

Com a internação, foram cancelados os compromissos que Bolsonaro teria na manhã desta quarta-feira, incluindo um encontro com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

A reunião era uma tentativa de acalmar os ânimos entre os três Poderes, depois de novos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas terem gerado desgaste e reações no Legislativo e no Judiciário. Em nota, o STF informou que "o encontro será oportunamente reagendado".

Também na manhã desta quarta, o presidente participaria de uma reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19.

Deutsche Welle Brasil, em 15.07.21

Nenhum comentário: