Por Merval Pereira
A CPI da COVID terá muito assunto essa semana, mas a notícia de que a Copa América de futebol será no Brasil é uma verdadeira calamidade.
É inacreditável que esteja acontecendo isso, com o país na iminência de uma terceira onda. É um desrespeito, mais uma tentativa de fingir que está tudo bem no Brasil.
Foi uma decisão claramente política, que a CBF ajudou a montar. Brasil é atualmente um pária mundial; os brasileiros estão impedidos de sair e vamos trazer gente de fora para fazer uma grande manifestação esportiva.
Acredito até que algumas seleções não venham porque a imagem do Brasil no exterior não favorece a realização de qualquer evento internacional por aqui.
O depoimento na CPI amanhã da médica Nise Yamaguchi será naturalmente polêmico e deve dar uma confusão no plenário. Será uma sessão midiática, mas não deve mudar nada de concreto, porque a defesa e a contestação da cloroquina já foram feitas.
A convocação dos governadores está no STF. É uma disputa política dentro da CPI e reflete o ambiente de contestação do governo Bolsonaro e dos objetivos da CPI.
Merval Pereira participa do Conselho Editorial do Grupo Globo. É membro das Academias Brasileira de Letras, Brasileira de Filosofia e de Ciências de Lisboa. Recebeu os prêmios Esso de Jornalismo e Maria Moors Cabot, da Columbia University. Este artigo foi publicado n'O Globo online, em 31/05/2021,às 13:19hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário