quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Entre os Netos

Menos votos, menor prestígio, maiores preocupações agora no PT.

Uma delas é com o ainda aliado PSB de Dudu Campos cujo crescimento nas urnas o vai desligando, aos poucos, daquele alinhamento automático aos governos do PT.
No Brasil, primeiro tem que se ter um partido político à mão, dominando-o inteiramente, para se ousar algum projeto eleitoral.
Brizola reclamava isso de Jango, então Presidente da República e líder incontestável do PTB. Extintos os partidos pela ditadura militar, Jango morto, os militares não deixaram que Brizola retomasse o PTB. Fundou o PDT.
Tancredo dizia que o MDB dele não era o mesmo de Arraes. Saiu, fundou o PP- Partido Popular. Arraes saiu, recriou o PSB. O MDB de Quércia não era o de Fernando Henrique, Covas, Serra, Geraldinho, e outros. Saíram e fundaram o PSDB.
Dilma, uma das fundadoras do PDT que, por questões locais, teve que migrar para o PT (e quem não tem as suas questões locais?), vive hoje o seu projeto de reeleição imprensada entre dois netos – Dudu, neto de Arraes e Aecinho, neto de Tancredo.
Se esses dois se juntam, - PSB e PSDB - e andaram muito juntos por muitos lugares na ultima eleição, pode acontecer um adeus rosa para o PT em 2014.
Nomes de expressão no PT, dentre eles os Senadores Wellington Dias (PI) e Humberto Costa (PE), queixam-se de que Lula e Dilma não os prestigiaram o quanto deviam nessas ultimas eleições a que concorreram, não por vontade própria, mas por imposição partidária.
Em síntese, há muito ressentimento no PT contra o Lula, acusado de ter se resumido a empenhos fortes em São Paulo, onde venceu carregando o Hadad, e contra a Dilma que eles dizem ter se limitado a raras presenças técnicas, abraços técnicos, sorrisos técnicos, discursos técnicos, sem aquelas emoções de entrega nas quais o Lula é craque.
Ainda no resumo, o Dudu já está na lista do PT como potencial inimigo em 2014. E a ordem é cair de cacete no Aecinho.

Nenhum comentário: