segunda-feira, 31 de maio de 2010

Abusos

Com a autoridade de quem foi Presidente do Supremo Tribunal Federal e Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Carlos Mário Veloso, agora Ministro aposentado e advogado militante, considera gravíssimo que o Presidente da República não só antecipe a campanha eleitoral para promover a sua candidata à sua sucessão como também se utilize da estrutura de poder institucional para favorecê-la.

Fala Veloso:

- Lula já recebeu quatro multas do TSE, e isso é um indicativo claro de infração, principalmente com uso da imagem institucional da Presidência para promover a petista.

- A gente evita nomes. Mas, sem dúvida, nós temos assistido a máquina administrativa favorecendo uma candidatura. Isso não está correto, é contra a lei.

O Ministro Veloso defende rigor na punição ao uso da máquina pública a favor de candidatos e acredita, inclusive, na possibilidade de cassação de um Presidente eleito com uso desse recurso.

- Quando se põe a maquina administrativa a favor de uma candidatura, isso deve ser punido com severidade porque cria, sem duvida nenhuma, desequilíbrio, abuso de poder político, abuso de autoridade. Isto não é forma democrática de encarar a questão. Nós estamos cada vez mais adquirindo maioridade política. Vinte anos atrás seria uma calamidade falar uma coisa dessas (cassação de um Presidente por abuso de poder), mas hoje não.

Nenhum comentário: