terça-feira, 16 de junho de 2009

Mais Justiça Federal

O projeto de criação de 230 novas Varas da Justiça Federal foi aprovado hoje pelo plenário da Câmara dos Deputados. Esse resultado foi uma vitória da Ajufe / Associação dos Juízes Federais.

O projeto, que em sua redação original criava 400 novas Varas para a interiorização da Justiça Federal no País, foi alterado pelo Conselho Nacional de Justiça à época.

Eu havia concluído a instalação, num mesmo ano, de 183 Varas da Justiça Federal, mas achei que deveríamos avançar mais. Passei a defender a criação de 4 mil novas Varas.

Sabia que esse número não prosperaria, mas consegui criar a polêmica e, assim, abrir o debate. Tirei um zero e fui para 400. O STJ aprovou e assim enviei o projeto à Câmara, de onde o CNJ o retirou. As 400 Varas foram reduzidas a 230.

Delegações de Juízes Federais de todos os Estados peregrinaram hoje pelos gabinetes dos líderes partidários na Câmara expondo a importância e a necessidade de aprovação do projeto, o quanto antes.

Agora irá para a confirmação do Senado, onde esperamos seja aprovado. Serão abertas 460 vagas de Juízes Federais e 4.600 cargos de servidores efetivos.

Nenhum comentário: