quinta-feira, 16 de abril de 2020

Demissão de Mandetta provoca panelaço e gritos de 'Fora, Bolsonaro' pelo Brasil

Pelo Twitter, o agora ex-ministro da Saúde anunciou sua saída do comando da pasta; reação se espalhou por bairros de diversas capitais.

O anúncio da demissão de Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, provocou panelaços em diversas localidades do pais.

As manifestações nas janelas têm sido comuns nas últimas semanas diante de atitudes e declarações de Bolsonaro durante a crise da pandemia do novo coronavírus.

Depois de uma primeira onda de protesto iniciada às 16h20m, quando Mandetta anunciou no Twitter que havia sido demitido, os protestos recomeçaram por volta de 17h05m, assim que Bolsonaro fez um pronunciamento para confirmar a troca na pasta e anunciar a chegada do oconcologista Nelson Teich, que assumirá a vaga.

Houve registros de panelaços no Rio de Janeiro, em São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Porto Alegre, Salvador, Vitória e Recife.

Entre os cariocas, os panelaço e gritos de "Fora, Bolsonaro" ocorreram em bairros da Zona Sul, como Botafogo, Humaitá, Copacabana e Leblon; da Zona Norte, como Andaraí e  Tijuca; da Zona Oeste, como Barra da Tijuca e Jacarepaguá e da região central, como São Cristóvão e Lapa — nesse último, fogos de artifício e barulhos de apitos reforçaram a indignação dos moradores.

Também houve manifestação em Niterói, no bairro de Icaraí, onde foi possível ouvir gritos classificando o presidente como "genocida".

Em São Paulo, houve registros no Centro e em Pinheiros, Higienópolis, Bela Vista, Perdizes, Santa Cecília e Vila Madalena.

Em Brasília, protestos puderam ser ouvidos na Asa Sul e na Asa Norte da cidade.

Alice Cravo, João Paulo Saconi e Flávio Freire - O GLOBO
16/04/2020 - 16:46 / Atualizado em 16/04/2020 - 19:15

Nenhum comentário: