quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Harry e Meghan renunciam a privilégios e anunciam mudança para o Canadá

O príncipe Harry e sua mulher, Meghan Markle, anunciaram, nesta quarta-feira, em seu perfil no Instagram, que eles se dividirão entre Reino Unido e a América do Norte em 2020. O anúncio vem depois de especulações da imprensa britânica de que o casal abdicaria de seus títulos reais e se mudaria definitivamente para o Canadá por estarem sendo deixados de lado pela família real.

No comunicado, Harry e Meghan afirmam que serão financeiramente independentes e não mais "membros seniores" da família. A decisão, garantiram, foi tomada após meses de reflexão. "Pretendemos dar um passo atrás como membros "seniores" da família real e trabalhar para nos tornar financeiramente independentes, enquanto continuamos a apoiar totalmente Sua Majestade a Rainha", afirmaram no comunicado. Na prática, os dois abrirão mão do protocolo real, ou seja, de acompanhar a rainha Elizabeth II em eventos oficiais.

O duque e a duquesa em seu primeiro compromisso oficial do ano Foto: Chris Jackson / Getty Images
O Duque e a Duquesa em seu primeiro compromisso oficial 
do ano. (Foto: Chis Jackson/ Getty Imagens).

Aos 35 anos, Harry é o sexto na linha de sucessão ao trono, atrás de seu pai, o príncipe Charles, seu irmão, William, e dos sobrinhos, George, Charlotte e Louis. O príncipe é casado com Meghan Markle desde maio de 2018 e eles têm um filho, Archie Harrison, que nasceu um ano depois. O menino, no entanto, não usa nenhum título por desejo expresso dos pais.

Imprensa britânica especula que casal possa até desistir dos títulos.

Sobre dividirem-se entre os dois países, declararam:"Esse equilíbrio geográfico nos permitirá apreciar nosso filho com a tradição real em que ele nasceu, além de proporcionar à nossa família o espaço para se concentrar no próximo capítulo, incluindo o lançamento de nossa nova entidade beneficente"

O casal tinha acabado de voltar de uma temporada de descanso no Canadá quando surgiram boatos de que eles pudessem se mudar definitivamente para o país. O jornal britânico The Sun garante que amigos do casal apoiam a mudança. Tom Bradby, que rodou o documentário "Harry & Meghan: Uma Jornada Africana" disse que o príncipe e Meghan estavam "considerando opções". Ao programa Morning Britain desta quarta, ele afirmou: "Não é um grande segredo para os amigos que eles estejam considerando suas opções no futuro".

Meghan Markle morou no Canadá por sete anos antes de conhecer o príncipe e se sente em casa no país. Um amigo afirmou ao The Sun que "eles gostaram muito do Natal e do Ano Novo lá, quando não foram fotografados nenhuma vez e foram deixados em paz".

Em entrevistas para o documentário, que foi ao ar em outubro, o casal já havia falado da dificuldade de viver sob intenso escrutínio da imprensa. Semanas antes, os dois entraram com uma série de ações judiciais contra as táticas invasivas dos jornalistas britânicos.

(Publicado originalmente em O Globo, às 14 horas e atualizado às 17:10 de hoje, 08.01.2010).

Nenhum comentário: