segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Prender ex Presidentes

Mandar um ex Presidente da República para a cadeia não é fato estranho. Há precedente na história do Brasil.

Hermes da Fonseca, o Marechal sobrinho de Deodoro, o primeiro militar a vencer uma eleição direta derrotando logo quem, Rui Barbosa, foi mandado para cadeia pelo Presidente Epitácio Pessoa, um ex Ministro do Supremo Tribunal Federal, sendo solto, por uma ordem de habeas corpus 06 meses depois. 


A fonte dessa informação é a Wikipédia, não muito confiável, mas acolhida pelo jornal O Estado de S. Paulo, edição on line, na série De Deodoro a Dilma, mostrando os perfis dos Presidentes do Brasil.

Sarney, quando deixou a Presidência, parecia arredio à política dizendo aos amigos que, finalmente, iria cuidar da literatura, esta sim, dizia ele, a sua vertente mais antiga e principal.

Ele iria passar como passou o Governo ao Collor, o qual dizia, no calor da campanha eleitoral, que tão logo assumisse seu primeiro ato seria mandar prender o Sarney.

Se ninguém no mundo distante acreditou na promessa, nem mesmo o próprio Collor, alguém mais próximo do Sarney acreditou. E daí a pressão danada que o coitado do filho de D. Kylola, uma santa mãe, diga-se sempre, passou a sofrer.

- José, trata de pegar um mandato senão esse Collor vai mandar te prender. Esse Presidente é louco. Até para fazer media com a população ele pode mandar te prender...

E o coitado, entre os mais íntimos, ouvindo aquilo dia e noite acabou cedendo. Prestou-se a enredos de novelas de Dias Gomes para ser Senador pelo Amapá.

E lá já se vão 02 mandatos e de Senador pelo Amapá, cada um de 08 anos, 08 vezes 02 = 16; mais 04 anos ja cumpridos de um terceiro de mandato de 08  e lá se vão 20 anos dos 81 anos da vida do imortal da Canção Inicial, seu primeiro opúsculo publicado aos 21 anos de idade.

E lá se vai aos pedaços a alma do poeta dos Maribondos de Fogo entre os interesses mis de uma política na qual para manter-se tem que pagar taxa de proteção ao demônio todo dia porque o demônio gosta de cargos federais, não só do Governo do Maranhão, o demônio gosta também do setor elétrico e ultimamente, ouvindo falar que é bom, das coisas do turismo.

Hermes da Fonseca foi o Presidente em cujo Governo se instituiu, por Decreto, a faixa de que todo mundo na política sonha poder um dia envergar, a faixa presidencial.


Nenhum comentário: