segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um Novo Começo

Em resumo, após cumprimentar a Dilma pela vitória eleitoral, assim falou o Serra, agradecendo:

Eu disputei com muito orgulho a Presidência da República. Quis o povo que não fosse agora. Mas digo aqui, de coração, que sou muito grato aos 43,6 milhões brasileiros e brasileiras que votaram em mim.

Sou muito grato a todos e a todas que ostentaram um adesivo na camisa, os que carregaram uma bandeira com o Serra 45. Meu imenso muito obrigado a vocês de todo o nosso país.

Quero agradecer também aos milhões de que lutaram nas ruas e na internet em defesa da nossa mensagem de um Brasil soberano, democrático e que seja propriedade do seu povo.

Vou carregar comigo cada olhar, cada abraço, cada frase que recebi em todo o Brasil. Cada mensagem de estímulo, de vibração, inclusive no meu Twitter, que tem centenas de milhares de participantes.

Insisto, nas ruas, em todos os lugares, as pessoas falando, as pessoas abraçando. E quero lembrar que, ao lado desses 43,6 milhões de votantes, recebemos também votos que elegeram dez governadores que nos apoiaram em todo o país.

Mas a maior vitória que conquistamos nesta campanha não foi mérito meu, mas foi mérito de vocês. Pode parecer estranho para um candidato que não ganhou a eleição, mas vim aqui não para falar de frustração, mas para falar da confiança e da esperança.

Nestes meses duríssimos, quando enfrentamos forças terríveis, vocês alcançaram uma vitória estratégica no Brasil. Cavaram uma grande trincheira. Construíram uma fortaleza.

Consolidaram um campo político de defesa da liberdade e da democracia no Brasil. Um grande campo político em defesa da democracia, da liberdade e das grandes causas sociais e econômicas do nosso país, que estão aí vivas no sentimento de toda a nossa população.

Nossa campanha trouxe ao cenário eleitoral uma juventude que ama o Brasil, que a ma a liberdade.

Encontrei os jovens no Brasil inteiro, pessoalmente, na internet, por todo o canto. Ao longo da campanha, vi em muitos deles, dos jovens, em centenas, em milhares, o jovem que também fui um dia, sonhando e lutando por um país melhor, como faço até hoje.

Por um país melhor, mais justo e democrático, onde os políticos fossem servidores do povo e não se servissem do nosso povo. Vocês, repito, não imaginam quanto energia tirei daí. Como isso me jogou para diante, mesmo nos momentos mais difíceis.

E para os que nos imaginam derrotados, quero dizer: nós apenas estamos começando uma luta de verdade. Estamos no começo do começo. E vamos dar a nossa contribuição em defesa da pátria, da liberdade, da democracia, do direito que todos têm de falar e de serem ouvidos, da justiça social.

Essa será a nossa luta dos próximos anos. Por isso a minha mensagem de despedida neste momento, não é um adeus é um até logo. A luta continua, viva o Brasil.

Vou aqui falar o último verso do nosso hino, que é muito significativo, que mais de uma vez eu disse na nossa campanha: "Mas se ergues da Justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme, quem te adora, a própria morte..."

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Ministro, boa tarde. Estou de volta, infelizmente, ainda no "anonimato". Nunca aprendi e, sinceramente, não quero aprender, a usar essa tal de conta. Prefiro o "anonimato", não para me esconder.

Mas, como pretendia iniciar, mais uma vez lembro da minha analfabeta e falecida avó, sem bacharelado, sem doutorado, sem mestrado, sem doutor honoris causa. Mas com uma sabedoria de dar inveja, dada pelo Criador, capaz de ganhar todos os "nobéis" da vida.
Pois, vovó nos perguntava e, em verdade, perguntava também para si mesma: "ora, o que são mesmo essas "forças terríveis", incapazes de serem enfrentadas e, no caso de muitos perdedores, incapazes de serem vencidas?
Quer dizer que aquela imagem de Moisés abrindo o Mar Vermelho é coisa de cinema? Quer dizer que aquilo é mentira? Quer dizer que aquilo nunca aconteceu?
E o duelo final entre Davi e Golias, também nunca existiu? Sempre foi só fantasia?
E quem era que aidna dava alguma esperança para aqueles mineiros chilenos? Por que nunca colocaram também essas coisas no rol das "forças terríveis"?
Será que pode ser considerada uma "coisa terrível" a senhora Roseana vestindo uma camisa e empunhando uma bandeira do PT? O que é que há de terrível nisso?
O que me pareceu realmente tão terrível foi a falta de humildade dos chamados caciques do PCdoB, PSB, P isso e P aquilo se unirem para formar uma "real oposição" para vencer a situação. Ora, a falta de "humildade" é uma dessas forças terríveis?
Pois vovó, na sua sabedoria índia, diria que não. Ela sempre disse que, difícil não é "pedir a benção". Difícil, é abençoar com todo desejo de boa sorte.
No fundo, a carta do Serra é compreensível, elogiável, democrática.
Ora, está correndo solto, como diriam os cronistas esportivos, correndo "à boca miúda", que há uma séria e provável indicação de fraude nas eleições do Maranhão. Será que são "essas forças terríveis" que acenam com uma falta de atitude? Será que é uma "força terrível" esse ficar calado, não agir, não respeitar os militantes e os votos?
A vovó me ensinou o que "é uma força terrível", sim. Mas eu não vou dizer porque você, Ministro, ético, respeitador, vai moderar e censurar o meu comentário. Abraços.