quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Mais Um

Mexer com a liberdade de imprensa parece estar virando moda neste País.

Descobre-se, nos últimos dias, que em Assembléias Legislativas de alguns Estados tramitam projetos criando Conselhos de Comunicação Social destinados à monitoração dos noticiários.

Isso é negação da democracia. Foi assim que o fascismo, um modo totalitário de pensar e agir, começou na Itália alastrando-se depois para a Alemanha onde passou a chamar-se nazismo.

Os dois, fascismo e nazismo, querendo através do aparelhamento do Estado o controle de tudo, produziram as piores atrocidades que a história da humanidade registra.

Mussolini e Hitler, principais arautos do totalitarismo nas primeiras décadas do século 20, mostravam-se como grandes administradores, benfeitores dos pobres, mas garantindo os privilégios dos ricos que bancavam as suas campanhas eleitorais. 


Depois, eles, os ricos, nem tiveram tempo para cantar – "o arrependimento quando chega / faz chorar, faz chorar..."

Indiscutivelmente, Itália e Alemanha, tiveram seus bons tempos de economia e de gestão pública sob os governos nazi-fascistas, sabe Deus como, o que alias não durou tanto, eis que a gana por dominação foi tanta ao ponto de, sacrificando cada vez mais direitos essenciais à condição humana, dar no que deu.

Todo planejamento nazi-fascista começa pelo controle dos meios de comunicação social. Primeiro, cooptando-os com a compra de espaços para a propaganda oficial. Depois, controlando-os até calar-lhes de vez.

Goobels, o marqueteiro de Hitler, lecionava que "a imprensa é um teclado para o governo dedilhar". E que "uma mentira repetida mil vezes vira verdade".

Domingos Dutra, Deputado reeleito do PT pelo Maranhão, pessoa por quem tenho pessoal estima, está se deixando levar nessa onda de controle dos meios de comunicação.

É da lavra de Dutra o projeto de lei, que tramita na Câmara Federal, proibindo as rádios e as TVs, entre 5 horas da manhã e 10 horas da noite, e também os jornais e revistas, de veicularem matérias com cenas que exponham corpos mutilados ou violentados, em resumo as pautas policiais e do mundo cão.

Quem não obedecer pagará multa de 50 mil reais por inserção.

Ele se justifica dizendo que "a liberdade de comunicação social não deve ser entendida como um direito absoluto, devendo ser apreciada sob o enfoque de outros preceitos constitucionais".

O que é isso, companheiro?

Nenhum comentário: