quinta-feira, 6 de maio de 2010

Memélia


Viúva de Sergio Buarque de Hollanda, ela não era só a mãe do Chico. Maria Amélia Alvim Buarque de Hollanda era também a mãe de Miucha e, assim, foi também a sogra de João Gilberto e a avó de Bebel.

Memélia, que morreu hoje, dormindo, aos 100 anos, tinha mais filhos – Sérgio, Alvaro, Maria do Carmo, Ana e Cristina, a Cristinhinha.

Conheci a Memélia quando os Buarque de Hollanda moravam em São Paulo, na famosa Rua Buri, no Pacaembu, isso em 68, quando eu fazia o curso da Abril para ingressar na primeira equipe da revista Veja, sob a liderança de Victor Civita e de Mino Carta.

Quem me levou lá, naquela casa, foram dois amigos meus e do Chico Buarque – Francisco Fuzzetti de Viveiros Filho, o Chico Maranhão e Virgilio Pinto, o Ceará.

A casa dos Buarque de Hollanda, em qualquer dia ou noite da semana, era uma alegria só.

Uma vez, num almoço em nossa casa de Brasília, a Miucha recordou emocionada o entra e sai de tantos amigos, Vinicius, Vanzollini, inclusive.

Depois que o patriarca Sergio morreu, Memélia foi morar no Rio de Janeiro, onde tinha o costume de ir ao cinema e, nos fins de semana, reunir-se em almoço com a filharada e os netos.

Nenhum comentário: