segunda-feira, 31 de maio de 2010

A Educação, Estúpido!


O jovem Governador do Arkansas, Bill Clinton, querendo vencer as primárias do Partido Democrata para ser o candidato a Presidente dos Estados Unidos chamou um desconhecido publicitário, James Carville, para assessorá-lo.

Bill sabia tudo das questões nacionais, e para isso vinha se preparando desde garoto, quando numa tarde de domingo, numa visita dos melhores alunos da sua escola à Casa Branca, estendeu a mão num cumprimento a John Kennedy e foi correspondido.

O Serviço Secreto fez a foto, décadas depois famosa em milhões de cópias vendidas pelos comitês democratas arrecadando fundos para a campanha.

Confirmada a candidatura, Bill tentava montar o discurso, afinal construído depois da insistência de Carville que, atrás das câmeras ou bem à frente dos microfones, exibindo um cartaz, ditava-lhe a prioridade – A Economia, Estúpido!

Hoje, aqui no Brasil, a área econômica do Governo Federal anunciou um corte no orçamento da educação para este ano de 1 bilhão, 340 milhões de reais. 


Assim, os investimentos em educação, prioridade permanente, são reduzidos em 2 bilhões, 340 milhões em relação ao que foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, esse não é mesmo o "nosso" país?
Quer dizer, tira isso tudo da educação e põe o dobro na segurança, no combate ao tráfico e na construção de presídios. E as crianças, faz-se o que, com elas?
Certa vez, lendo n´A Ilha, de Fernando Moraes, ele falou de um anúncio eletrônico igualzinho àqueles das Casas de Câmbio que dizia: "São 22 horas em Havana. Neste momento, pelas ruas das capitais do mundo, milhares de crianças dormem debaixo de marquises, com fome, entorpecidas pelas drogas, sem escolas e, algumas, até sem pais conhecidos. Com certeza, nenhuma delas é cubana."
A Educação, estúpido!