sábado, 5 de setembro de 2020

"Quem é preso, é preso para sempre", diz Cateano Veloso lembrando sua prisão na ditadura militar

O documentário sobre Caetano é dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil e traz depoimentos do músico relembrando a época em que ficou 52 dias encarcerado. 

Na época, ele e o colega Gilberto Gil, fundadores do movimento tropicalista, foram perseguidos por agentes em suas casas, em São Paulo, em dezembro de 1968, duas semanas após a instauração do AI-5, que fechou ainda mais o regime da ditadura.

Eles foram levados ao Rio de Janeiro, onde foram presos em solitárias por uma semana. Na prisão, Caetano compôs canções como Terra e Irene.

“Eu tinha que comer ali no chão mesmo. Isso durou uma semana, mas pareceu uma eternidade”, conta o músico sobre o período na solitária. “Eu comecei a achar que a vida era aquilo ali. Só aquilo. E que a lembrança do apartamento, dos shows, da vida lá fora era uma espécie de sonho que eu tinha tido. Me lembro muito de uma frase que o Rogério Duarte me disse logo que eu fui solto: ‘Quando a gente é preso, é preso para sempre’. Acho que é assim mesmo.”
@caetanoveloso
A espera finalmente acabou e “Narciso em Férias” ja tem data de estreia!  DIA 7 de setembro estreia mundialmente no 77º Festival de Veneza e na mesma data, estará disponível no @globoplay.
“Narciso em Férias” é um documentário onde relembro o período mais duro de minha vida.
O filme foi selecionado para o Festival de Veneza, um dos grandes eventos do cinema no mundo – que irá ocorrer entre 2 e 12 de setembro.

Nenhum comentário: