terça-feira, 4 de agosto de 2020

Rei da Espanha recusa herança do pai

O Rei da Espanha, Felipe VI, renunciou a toda e qualquer herança a que tivesse direito da parte do seu pai, Don Juan Carlos I, o Rei Emérito, de 82 anos, que auto-exilou-se, de forma provisória,  na República Domicana, em meio a investigações do ministério público de que teria recebido comissões supostamente ilegais do Rei Abdallah, da Arábia Saudita, quando depois de ter abdicado ao Trono, esteve no país árabe intermediando interesses privados.

O ex-Chefe de Estado espanhol  havia anunciado ontem, dia 03, segunda feira, sua decisão de deixar o País como melhor forma de ajudar o seu filho, o Rei Felipe VI, no "exercicio de suas responsabilidades". Ele não quer que o alarido público recriminando a sua conduta contaminem  o grande prestigio e a autoridade real do atual Monarca. 

O Tribunal Supremo espanhol anunciou em junho uma investigação sobre os casos e os possíveis crimes do monarca, mas apenas os que lhe são atribuidos a partir de 2014, quando perdeu sua imunidade com a abdicação.

As suspeitas se concentram na comissão de 100 milhões de dólares (85 milhões de euros) que teria recebido secretamente do rei Abdallah, da Arábia Saudita, em uma conta do Swiss bank em 2008.

Importante papel na transição

Juan Carlos de Bourbon e Bourbon foi rei da Espanha sob o nome de Juan Carlos I durante 39 anos, um dos reinados mais longos da história, desde que foi proclamado em novembro de 1975.

O rei nasceu em Roma no dia 5 de janeiro de 1938. Após passar sua infância na Itália, Suíça e Portugal, em 9 de novembro de 1948 pisou pela primeira vez na Espanha, onde fixou sua residência, afastado de sua família. Em 1969, por proposta do general Francisco Franco, foi designado como seu sucessor na chefia de estado, com o título de rei.

Com a morte do ditador, teve um papel chave no processo de redemocratização e impediu um novo golpe de estado, fomentado pela guarda civil espanhola.

Imagem abalada

O rei emérito teve grande popularidade durante décadas por seu papel durante a transição espanhola, mas nos últimos anos sua imagem perdeu força por causa de vários escândalos antes de sua abdicação.

Em 2012, ele quebrou o quadril em uma caçada em Botswana durante um safári de luxo pago por um empresário saudita. Ele estava acompanhado da ex-amante Corinna Larsen, em meio à crise econômica na Espanha.

Após o episódio polêmico houve o escândalo de corrupção que levou seu genro Iñaki Urdangarin à prisão. Em um gesto sem precedentes, dom Juan Carlos pediu no dia 18 de abril de 2012 desculpas publicamente: "Sinto muito; me equivoquei e não voltará a acontecer".

Com sua reputação prejudicada, Juan Carlos cedeu a coroa ao filho em 2014. Veja o vídeo abaixo:
Juan Carlo se aposentou da vida pública em 2019.

Da redação do blog com informações do G1 / O Globo

Nenhum comentário: