segunda-feira, 13 de julho de 2020

Até 132 milhões podem passar fome em 2020 por causa da pandemia, dizem agências da ONU

Crise do novo coronavírus dificultará meta da ONU em erradicar a fome no mundo até 2030.


Manifestante com roupa com a inscrição "fome" protesta no bairro de Puente Alto, em Santiago do Chile — Foto: Ivan Alvarado/Reuters

O mundo poderá ter mais 132 milhões de pessoas passando fome em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus, informou relatório sobre alimentação assinado por agências da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (13).

No relatório, os órgãos reconhecem que a crise da Covid-19 "está intensificando as vulnerabilidades e inadequações do sistema de alimentação global". Segundo a ONU, esse sistema se representa por todas as atividades e processos de produção, distribuição e consumo de alimentos.

"Ainda que seja cedo para avaliar o impacto completo dos lockdowns e outras medidas de contenção, o relatório estima que ao menos outras 83 milhões de pessoas, e possivelmente até 132 milhões, podem passar fome em 2020 por causa da recessão causada pela Covid-19", diz.
Em 2019, diz o relatório, havia 690 milhões de pessoas passando fome — 10 milhões a mais do que no estudo feito no ano anterior. Portanto, com a pandemia, o total nessas condições poderia passar de 800 milhões — ou seja, cerca de 10% da população mundial.

Preocupação com o futuro

Uma menina desnutrida é vista no colo de seu pai em uma favela em Hodeidah, no Iêmen, em foto de 2019 — Foto: Abduljabbar Zeyad/Reuters
Uma menina desnutrida é vista no colo de seu pai em uma favela em Hodeidah, no Iêmen, em foto de 2019 — Foto: Abduljabbar Zeyad/Reuters

Segundo a ONU, a fome vem voltando a aumentar no mundo desde 2014, ainda que vagarosamente. O dado preocupa porque a tendência reverte décadas de diminuição no número de pessoas famintas. As regiões mais preocupantes são as seguintes:

Ásia: 381 milhões de pessoas passam fome
África: 250 milhões
América Latina e Caribe: 48 milhões

O aumento da fome no mundo serve de alerta para a ONU porque, com as pioras nos indicadores, dificilmente os países cumprirão a meta de erradicar a fome a partir de 2030.

Além da pandemia, outras crises que o mundo já enfrentavam antes mesmo dos primeiros casos de Covid-19 contribuem para os dados ruins: guerras como a do Iêmen — uma das crises humanitárias mais graves deste século — pioram o cenário da fome no planeta.

Publicado originalmente por G1 / O Globo
13/07/2020 16h29  Atualizado há uma hora

Nenhum comentário: