quarta-feira, 6 de maio de 2020

Ministro Humberto Martins é eleito o novo presidente do STJ

O ministro Humberto Martins foi eleito o novo presidente do Superior Tribunal de Justiça para o biênio 2020-2022. O ministro Jorge Mussi ocupará a vice-presidência da Corte. A eleição ocorreu ontem (5/5), em sessão por videoconferência. Os dois também assumirão o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF).


Ministro Humberto Martins, Presidente eleito do Superior Tribunal de Uustiça e do Conselho da Justiça Federal.

Os recém-eleitos substituirão o atual presidente da corte, ministro João Otávio de Noronha, e a vice-presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura. O biênio dos atuais dirigentes termina no final de agosto.

O Pleno ainda escolheu a ministra Maria Thereza de Assis Moura para o cargo de corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça. Ainda foram eleitos o ministro Og Fernandes para diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o ministro Benedito Gonçalves para diretor da Revista do STJ. Todos foram escolhidos por aclamação.

Humberto Martins - Nascido em Maceió, o ministro Humberto Martins passou parte da infância na cidade de Arapiraca (AL), onde iniciou sua carreira jurídica. Ele é formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Ao longo de sua trajetória no STJ, o ministro exerceu as atividades de ouvidor do tribunal, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e vice-presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal. Foi também ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. E, atualmente, ocupa o cargo de corregedor nacional do Conselho Nacional de Justiça. Veja o currículo completo do ministro Humberto Martins.

Jorge Mussi - Natural de Florianópolis, o ministro Jorge Mussi está no STJ desde 2007. Ele integra a Corte Especial, a Terceira Seção e a Quinta Turma, tendo exercido a presidência da turma de 2010 a 2012 e da seção de 2013 a 2014.

Durante esse período no STJ, foi eleito para os cargos de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de membro do Conselho da Justiça Federal (CJF), e atuou nos dois órgãos como corregedor. Veja o currículo completo do ministro Jorge Mussi.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do STJ

Nenhum comentário: