domingo, 17 de maio de 2020

Maranhão registra, há três dias, recordes no número diário de mortes pela Covid-19

O estado ultrapassou os 11.500 casos confirmados da doença. Na capital, os hospitais seguem no limite, com 98% de ocupação dos leitos de UTI.

Há três dias, o Maranhão registra recordes no número diário de mortes causadas pela Covid-19.

A mãe de Lucimar Diniz, dona Maria da Paz, de 76 anos, testou positivo para Covid e ficou uma semana internada num hospital com pouca estrutura em Pindaré-Mirim, noroeste maranhense. A Lucimar gravou um vídeo dois dias atrás, no quinta-feira (14).

"Aqui não tem respirador. O máximo que nós temos é isso, oxigênio. Não tem respirador”, alerta a professora Lucimar.

A dona Maria foi transferida na sexta-feira (15) para a UTI de um hospital de São Luís, numa viagem de ambulância de cinco horas.

Oitenta e quatro por cento dos leitos de UTI no interior estão ocupados, mas muitas cidades não têm um leito sequer. E os casos de coronavírus já se espalharam por 185 dos 217 municípios maranhenses.

O estado ultrapassou os 11.500 casos confirmados da doença. E mais uma vez, houve recorde de mortes: 28 óbitos registrados em 24 horas, quase a metade em cidades do interior. Na capital, os hospitais seguem no limite, com 98% de ocupação dos leitos de UTI.

Neste sábado, no penúltimo dia de ‘lockdown’, São Luís estava vazia. Praia deserta, poucos carros circulando. O seu Antônio só saiu de casa para ir à farmácia: ‘Comprar um remédio, já tô indo pra casa”.

As autoridades esperam que os resultados do ‘lockdown’ comecem a aparecer na semana que vem, depois dos 13 dias de isolamento obrigatório.

A partir de segunda (18), um decreto do governo do estado deve manter o comércio não essencial fechado até o dia 20.

Em meio a tantas vidas perdidas, histórias de quem venceu a Covid também se multiplicam. O Esmael, de 59 anos, perdeu a esposa na semana passada e saiu do hospital neste sábado (16) depois de uma semana de internação.

“É um vírus muito ardente. Ele é muito perigoso. Veio pra matar, pra destruir”, conta Esmael.

A prefeitura de Pindaré-Mirim disse que presta atendimento a pacientes com Covid-19 dentro das limitações estruturais do município. A secretaria de Saúde do Maranhão não se pronunciou sobre a demora para que a Dona Maria da Paz Diniz conseguisse um leito de UTI.

Fonte: G1  / 05/2020 20h58  Atualizado há 12 horas

Nenhum comentário: