quinta-feira, 28 de maio de 2020

Acabou o diálogo, porra!

"Rodrigo Maia tem que se mexer e dar andamento a um dos pedidos de impedimento do presidente". Ascânio Seleme, de O Globo, analisa os pronunciamentos do Presidente da República.

Bolsonaro não  merece e não está à altura da grandeza do Brasil. E o Brasil tem que se livrar de Bolsonaro e dos imensos riscos que ele representa.

O presidente da Câmara tem um mérito que não se pode negar. Ele é persistente. Engole todos os sapos para levar adiante uma política de entendimento e diálogo com o presidente da República. Os que o chamam de ingênuo não estão errados, mas a definição pode ser simplista e limitada. Rodrigo Maia está perdido no cipoal de virulências que Jair Bolsonaro criou ao seu redor e não sabe o que fazer. Depois de mais um discurso raivoso de Bolsonaro, Rodrigo disse ter ouvido uma “frase mal colocada”. É muito pouco, o que houve foi uma demonstração inequívoca da disposição de se cometer um crime contra a Constituição.

Os jornais já contaram pelo menos uma dúzia de crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro. Ao atacar o Supremo esta manhã, ele cometeu mais um. Há 36 pedidos de impeachment do presidente em cima da mesa de Rodrigo Maia ou sobre a cadeira em que ele senta. Até quando ele vai esperar para tomar medidas verdadeiras contra o criminoso que todos os dias sobressalta e ameaça a nação? Bolsonaro tem que ser calado. Acabou o diálogo. Podem dizer que a fala desta manhã foi apenas uma bravata. Mas desde o início de seu mandato ele vem cometendo bravatas e ameaçando a ordem democrática.

Bolsonaro pensa que manda nas Forças Armadas, já que na condição de presidente da República é o seu comandante em chefe. Tecnicamente ele tem poder para ordenar o Exército a ocupar e fechar o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Pode não ser obedecido porque, usando suas palavras, há ordens absurdas que não podem ser cumpridas. Mas, imaginem o que ocorreria se esse homem resolve colocar em prática todo o seu desatino? Desconfio que seria escorraçado pelo Alto Comando do Exército, que é a instituição que manda de fato na corporação. Mas, nunca se sabe. O fato é que as suas declarações neste sentido passaram de todos os limites.

Rodrigo Maia tem que se mexer e dar andamento a um dos pedidos de impedimento do presidente. O STF deve se mexer e conjunta e unanimemente fazer calar o presidente do Brasil dando irrestrito apoio aos ministros Celso de Mello e Alexandre de Moraes. Bolsonaro perdeu as condições de governar. Seus filhos e seus principais aliados ideológicos pensam como ele e usam da mesma agressividade para ameaçar outros poderes. Um dos zeros de Bolsonaro fez ontem bravata igual a do pai. Foi em rede social, com uma bando de puxa-sacos, como Olavo de Carvalho, ouvindo embevecidos o aloprado.

Bolsonaro não  merece e não está à altura da grandeza do Brasil. E o Brasil tem que se livrar de Bolsonaro e dos imensos riscos que ele representa.

Ascânio Seleme, O Globo 
28/05/2020 - 17:42 / Atualizado em 28/05/2020 - 17:44

Nenhum comentário: