quarta-feira, 15 de abril de 2020

‘Washington Post’: Bolsonaro é pior líder mundial a lidar com coronavírus

Em editorial, jornal americano sugere que Donald Trump aconselhe presidente brasileiro a apoiar o isolamento social

Em artigo de opinião, 'The Washington Post' afirma que Jair Bolsonaro coloca vidas em risco The Washington Post/Reprodução

O tradicional jornal americano The Washington Post publicou nesta terça-feira, 14, um editorial que apontou o presidente Jair Bolsonaro como o pior líder mundial a comandar uma reação contra a pandemia do novo coronavírus. Segundo a publicação, o chefe de Estado brasileiro coloca vidas em risco ao minimizar a força da Covid-19.

O texto de opinião assinado pelo conselho editorial do veículo americano tem como título “Líderes arriscam vidas minimizando o coronavírus. Bolsonaro é o pior”. Ao lado do brasileiro estão os presidentes do Turcomenistão, Belarus e Nicarágua, segundo o jornal. O líder deste último não aparece em público há mais de um mês para tratar das questões da crise gerada pela pandemia.

“Quando as infecções começaram a espalhar no país com mais de 200 milhões de pessoas, o populista de direita chamou o coronavírus de ‘gripezinha’ e pediu que os brasileiros ‘enfrentassem o vírus como homem, não como moleques'”, registra o artigo sobre Bolsonaro.

Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
O jornal ainda citou a campanha “O Brasil não pode parar” e as discordâncias públicas entre Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, como exemplos de más condutas do presidente brasileiro. Afirma ainda que o aumento de casos nas últimas semanas e o baixo índice de respeito ao isolamento social em São Paulo durante o feriado da Páscoa podem ser atribuídos em parte à retórica de Bolsonaro.

Por fim, o editorial recomendou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que aconselhasse Bolsonaro quanto ao isolamento social. O republicano, que no início se posicionou contra a medida, passou a apoiar ações recomendadas por profissionais de saúde para conter o coronavírus.

“Ele (Trump) poderia fazer um grande favor ao telefonar para Bolsonaro, que é seu aliado político, e pedir que ele faça o mesmo”, conclui o Post.

Veja.com -  Da Redação - Atualizado em 15 abr 2020, 10h37 - Publicado em 15 abr 2020, 09h59

Nenhum comentário: