terça-feira, 14 de abril de 2020

Obama anuncia apoio a Biden em eleições americanas

Apoio do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, ainda muito popular entre os democratas, é um impulso para o candidato, de 77 anos, que buscará derrotar o presidente republicano Donald Trump

O ex-presidente americano Barack Obama anunciou nesta terça-feira, 14, seu apoio a Joe Biden, seu ex-vice, que disputará a presidência dos Estados Unidos em 3 de novembro.

"Acredito que Joe tenha todas as qualidades de que precisamos em um presidente neste momento", disse Obama em um vídeo e comunicado. "Joe tem o temperamento e a experiência para nos guiar através de um dos nossos tempos mais sombrios. É por isso que tenho orgulho de apoiar Joe Biden para que se torne presidente dos Estados Unidos."

Obama e Biden

Obama e Biden

Em várias ocasiões, Obama e Biden deram manifestações públicas de amizade  Foto: Patrick Smith/Getty Images

O apoio do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, ainda muito popular entre os democratas, é um impulso para o candidato, de 77 anos, que buscará derrotar o presidente republicano Donald Trump.

Obama anunciou seu apoio um dia depois de o senador Bernie Sanders endossar a campanha de Biden nesta segunda-feira.

O ex-vice-presidente disse que havia "pedido ao presidente Obama" para não apoiá-lo na disputa pela indicação democrata quando lançou sua candidatura, em abril de 2019. 

Ao que tudo indica, Obama não tinha a intenção de interferir nas primárias democratas até que houvesse um vencedor.

Em um raro posicionamento, Obama disse aos eleitores democratas em novembro de 2019 que as eleiçoes presidenciais seriam disputadas no centro.

Biden deve ser indicado oficialmente como candidato na Convenção Nacional democrata prevista para 17 de agosto./AFP
 
Redação, O Estado de S.Paulo
14 de abril de 2020 | 14h21

Nenhum comentário: