quarta-feira, 15 de abril de 2020

Elizabeth Warren anuncia apoio a Joe Biden na corrida presidencial americana

Senadora progressista abandonou a disputa pela Presidência no início de março

A senadora americana Elizabeth Warren anunciou, nesta quarta-feira, seu apoio ao virtual candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, que foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barack Obama (2009-2017). Nesta segunda-feira, o também senador Bernie Sanders, que abandonara a disputa dias antes, já havia declarado apoio a Biden na corrida presidencial.

“Neste momento de crise, é mais importante do que nunca que o próximo presidente americano recupere a fé dos americanos em um governo bom e eficaz — e eu vi Joe Biden ajudar na reconstrução de nossa nação”, disse Warren no Twitter. “Hoje, estou orgulhosa de apoiar Joe Biden como presidente dos Estados Unidos.”

A progressista Warren, que encerrou sua própria candidatura à Casa Branca em março, dá a Biden seu terceiro grande apoio da semana. Em novembro, ele irá disputar o cargo com o presidente Donald Trump.

Único rival de Biden que ainda estava na disputa, o social-democrata Bernie Sanders declarou seu apoio a ele nesta segunda-feira, depois de suspender sua campanha na semana anterior. Um dia depois do senador, o ex-presidente Obama também endossou Biden publicamente. Com Sanders e Warren a seu lado, o ex-vice terá mais chances de conquistar eleitores da ala mais à esquerda de seu partido, muitos dos quais refratários em votar no centrista.

Mais democratas querem votar

Após três anos de Trump na Casa Branca, os eleitores americanos que são contrários a ele estão mais determinados a votar, indicam pesquisas. Isso ocorre tanto nacionalmente como em alguns estados historicamente competitivos. Um exemplo é o Wisconsin — o atual presidente ganhou por pouco lá em 2016 —  onde a intenção dos democratas de ir às urnas está crescendo mais do que a dos republicanos, segundo uma pesquisa com mais de 66.000 pessoas feita pelo instituto Ipsos com a Reuters. Nos EUA, o voto não é obrigatório.

Sondagens recentes já apontaram que Trump fica atrás de Biden em uma possível disputa entre os dois. De acordo com o levantamento Ipsos/Reuters, 70% dos democratas disseram que é certo votarem nas proximas eleições, um crescimento de nove pontos percentuais comparado à situação do primeiro trimestre de 2016. Já entre os republicanos, o aumento em relação a esse período foi de três pontos percentuais: 71% informaram que irão às urnas em novembro..

O GLOBO

Nenhum comentário: