quarta-feira, 29 de abril de 2020

É preciso atenção com autoritarismo de Bolsonaro , alerta Merval Pereira

Sobre os movimentos do atual Presidente da República, em especial, no transcorrer da atual pandemia, Merval Pereira, respeitado articulista político, gravou para a Rádio CBN, do Sistema Globo, o comentário que segue:

O presidente Bolsonaro manteve a nomeação de Ramagem para a Polícia Federal, mesmo sabendo que havia o risco de ela ser barrada porque quer uma pessoa que passe informações para ele. Mas a PF não é órgão da presidência da República, precisa ter autonomia para as investigações.

Bolsonaro não entende as relações institucionais, acha que pode tudo. Já se denominou chefe supremo da PF e até a própria Constituição. Não é nenhuma das duas coisas. Ele não se conforma com os limites que as outras instituições lhe impõem, fruto de sua alma autoritária. Mas enquanto as instituições estiverem funcionando e puderem barrá-lo, a democracia está preservada, apesar de todo o tumulto que ele provoca.

É preciso ficar atento porque há casos de pessoas autoritárias que chegaram ao poder pelo voto, como na Venezuela, que conseguiram controlar as instituições.

Grande parte do aumento das mortes pela COVID-19 deve-se ao comportamento do presidente, que vai para a rua desmoralizar o distanciamento social, entra em disputa com o ministério da Saúde e quer impor a adoção de remédios dos quais não se sabe o efeito.

Bolsonaro vive num mundo próprio, paranoico, isolado da realidade. Temos um presidente que se aproveita da pandemia para tomar atitudes unicamente para proteger os filhos e ele próprio.

Nenhum comentário: