quarta-feira, 18 de março de 2020

Coronavírus: mais um ministro de Bolsonaro infectado

General Heleno e Bento Albuquerque confirmam infecção, enquanto Brasil registra mais duas mortes. Itália tem recorde de óbitos num único dia, com 475 novas mortes. Casos no mundo passam de 200 mil.
   
Infecções pelo coronavírus chegam a mais de 200 mil no mundo

Brasil tem 291 casos e três mortes confirmadas pelas autoridades de saúde

Dois ministros de Bolsonaro têm covid-19

Países da União Europeia fecham fronteiras do bloco por 30 dias

Alemanha rejeita não europeus no Aeroporto de Frankfurt

18:30 - Davi Alcolumbre testa positivo

O Senado informou que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de 42 anos, contraiu o novo coronavírus. Um primeiro exame na semana passada havia dado negativo.

"Davi Alcolumbre, no entanto, está bem, sem sintomas severos, salvo alguma indisposição, e segue em isolamento domiciliar, conforme determina o protocolo de conduta do Ministério da Saúde e a OMS", afirma nota oficial enviada pelo Senado.

Alcolumbre fez os exames porque teve contato com vários integrantes da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos, no início de março. Ao menos 18 pessoas que fizeram parte desse grupo já testaram positivo para o Sars-Cov-2.

Um deles é o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que chegou a participar de uma reunião em sala fechada com Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM–RJ), além de vários líderes partidários da Câmara e do Senado.

18:10 - Alemanha barra entrada de viajantes de sete países europeus

O governo alemão anunciou a proibição de entrada no país de viajantes vindo de sete países europeus através dos seus aeroportos. A medida já está em vigor, informou o Ministério do Interior em comunicado.

"Os controles nas fronteiras internas serão agora efetuados nos voos que chegam à Alemanha a partir de Itália, Espanha, Áustria, França, Luxemburgo, Dinamarca e Suíça", disse o texto, que também anuncia o fechamento das rotas marítimas com a Dinamarca.

"Para os viajantes sem razão urgente há restrições a partir deste momento." A pasta também convoca a população a não viajar para o exterior se não for estritamente necessário. A Alemanha é um dos países mais afetados pela pandemia, com cerca de 8,2 mil infectados e 12 mortos.

17:50 - STF reduz sessões presenciais e libera julgamento virtual para todos os casos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reduzir a frequência da realização de sessões presenciais para evitar aglomerações de pessoas nas dependências da corte. Assim, as sessões deixarão de ser semanais e passarão a ser realizadas a cada 15 dias.

Os ministros e servidores continuarão trabalhando, mas de forma remota, por meio do sistema eletrônico de processos. O trabalho poderá ser feito de casa ou dos gabinetes. Os julgamentos virtuais também serão ampliados para todos os julgamentos do Supremo.

As medidas foram decididas em reunião administrativa nesta quarta-feira e adotadas como alternativa para não suspender os trabalhos da corte em meio à pandemia.

17:30 - Governo vai distribuir R$ 200 mensais para autônomos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o governo vai conceder um auxílio mensal de cerca de 200 reais a trabalhadores informais. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa ao lado do presidente Jair Bolsonaro e de outros ministros.

Guedes disse que os vouchers serão distribuídos por três meses. A medida consumirá 15 bilhões de reais – 5 bilhões de reais por mês – e terá como objetivo, segundo o ministro, proteger as camadas mais vulneráveis da crise econômica gerada pela pandemia de coronavírus.

O benefício começa a ser distribuído nas próximas semanas. Os vouchers poderão ser retirados por pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, instrumento administrado pelo Ministério da Cidadania que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.

Estarão excluídos da medida os cidadãos que já recebem outro benefício social, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

17:00 - Itália tem 475 novas mortes, cifra recorde num único dia em qualquer país

A Itália registrou 475 novas mortes nesta quarta-feira. É a maior cifra de mortos por coronavírus num único dia já registrada oficialmente em qualquer país, desde que o primeiro caso de infecção foi detectado na China em dezembro passado.

O recorde anterior, de 368 novas mortes num único dia, também havia sido registrado em território italiano, no último domingo.

Com isso, o número total de mortes na Itália chega a 2.978, o que corresponde a mais da metade de todos os casos registrados fora da China e a 34,2% de todos os óbitos oficialmente atribuídos à doença covid-19 em todo o mundo. O país europeu soma ainda 35.713 infecções.

16:40 - Alemanha enfrenta maior desafio desde Segunda Guerra, diz Merkel

A luta contra a pandemia de coronavírus é o maior desafio que a sociedade alemã enfrenta desde a Segunda Guerra Mundial, afirmou a chanceler federal Angela Merkel, num pronunciamento na televisão.

Ela pediu à população que leve a sério as medidas de isolamento social e apelou à razão e à disciplina. "É sério. Leve a sério, você também."

A chefe de governo destacou a importância de que todos contribuam para reduzir a velocidade de propagação do vírus Sars-Cov-2, que afeta o mundo inteiro e já provocou medidas restritivas e confinamentos sem precedentes em tempos de paz.

"Desde a Reunificação, ou melhor, desde a Segunda Guerra Mundial, nosso país não enfrentava um desafio que colocasse à prova de tal maneira a nossa ação solidária coletiva", afirmou Merkel. "Eu realmente acredito que podemos ser bem-sucedidos nessa tarefa [de combater o vírus], se todos os cidadãos realmente a entenderem como sua própria tarefa."

16:15 - São Paulo confirma mais duas mortes

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou mais duas mortes pelo novo coronavírus, chegando a três o número de vítimas no estado e também no país.

Um dos pacientes tinha 65 anos e histórico de doenças, que agravaram seu quadro, enquanto o outro tinha 80 anos e não sofria de doenças crônicas. Ambos estavam internados na UTI do Hospital Sancta Maggiore, na capital paulista, desde 15 de março.

A primeira morte em território brasileiro havia sido anunciada na terça-feira pela mesma rede hospitalar. A vítima era um homem de 62 anos, que sofria de diabetes e hipertensão. Ele não tinha histórico de viagem para o exterior.

15:20 - Mais um ministro infectado pelo coronavírus

Jair Bolsonaro anunciou que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também testou positivo para o coronavírus. É o segundo membro do gabinete do presidente a confirmar a infecção, depois do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

Ambos fizeram parte da comitiva que viajou, no início de março, aos Estados Unidos com Bolsonaro, que se encontrou ainda com seu homólogo americano, Donald Trump.

Após retornar da viagem, Albuquerque já havia feito um primeiro exame, que deu negativo.Com 18 confirmações de infecção entre membros da comitiva até agora, todos que acompanharam o presidente seguem protocolo médico e estão se submetendo a novos testes durante o período de incubação do vírus.

Bolsonaro já realizou dois exames, ambos deram negativo, e deve fazer um terceiro na próxima semana. Ele concedeu uma coletiva de imprensa ao lado de ministros nesta quarta-feira para falar sobre as medidas do governo contra a pandemia. Todos usavam máscaras e estavam sentados sem grandes distâncias entre si.

14:30 - Bolsa cai mais de 10%, e circuit breaker é acionado pela sexta vez

A B3 paralisou as suas negociações pela sexta vez em pouco mais de uma semana, em meio ao pânico gerado nos mercados globais após a disseminação do novo coronavírus.

As ações do Ibovespa, principal índice da Bolsa e onde são negociadas as ações das maiores empresas brasileiras, recuava 10,26%, a 66.961 pontos, quando foi acionado o chamado circuit breaker e as operações foram paralisadas por 30 minutos, entre 13h18 e 13h48.

O circuit breaker é utilizado em situações atípicas de mercado e é ativado em estágios. O primeiro movimento é quando o Ibovespa perde 10% do seu valor em relação ao valor de fechamento do dia anterior, e a negociação é interrompida por meia hora.

13:00 - Pandemia pode deixar até 25 milhões de desempregados, diz OIT

A pandemia de covid-19 deve fazer com quee aumente o desemprego no mundo, podendo deixar até 25 milhões de pessoas desempregadas, afirmou a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O coronavírus também deve afetar o salário de trabalhadores mundo afora.

"No entanto, se tivermos uma resposta política coordenada internacionalmente, como aconteceu na crise financeira de 2008/2009, o impacto sobre o desemprego global pode ser significativamente menor", disse a OIT.

12:45 - Situação "terrível" no norte da Itália

No norte da Itália, o país mais afetado pelo coronavírus depois da China, a correspondente da DW Seema Gupta descreve a situação como "terrível". "Estamos ouvindo histórias dramáticas de trabalhadores funerários sendo infectados porque estão tendo de lidar com um número esmagador de mortes. As pessoas não estão autorizadas a assistir aos funerais dos seus entes queridos na área agora", relata.

12:35 - Ryanair cancela quase todos os voos

A companhia aérea irlandesa Ryanair anunciou o cancelamento de quase todos os seus voos a partir de 24 de março. Devido à pandemia de coronavírus, apenas alguns poucos voos entre o Reino Unido e a Irlanda serão mantidos, afirmou a empresa.

11:05 - Casos de covid-19 passam de 200 mil 

O mapa da Universidade Johns Hopkins, usado como uma das referências para apurar o número de casos do coronavírus Sars-Cov-2 em tempo real, já computa mais de 204 mil infecções em 157 países e regiões do mundo. O total de mortes já passa de 8 mil, e mais de 82 mil pessoas já se recuperaram da doença.

11:00 - Festival Eurovisão é cancelado 

O Festival Eurovisão da Canção de 2020, planejado para meados de maio, foi cancelado devido às incertezas provocadas pela pandemia de coronavírus, anunciaram os organizadores. Realizado anualmente desde 1956, o evento é bastante popular entre europeus e consagrou nomes como o do grupo sueco de música pop Abba.

10:50 - Trump anuncia fechamento da fronteira com o Canadá

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que a fronteira do país com o Canadá será fechada. "Nós fecharemos temporariamente, após consenso mútuo, a nossa fronteira norte com o Canadá para o trânsito não essencial. O comércio não será afetado. Detalhes em seguida", escreveu no Twitter.

10:05 - General Heleno diz que está com coronavírus

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou nesta quarta-feira que foi diagnosticado com o coronavírus Sars-Cov-2. O ministro, de 72 anos, fez parte da comitiva presidencial que viajou, no início de março, aos Estados Unidos, onde o presidente Jair Bolsonaro se encontrou com seu homólogo americano, Donald Trump. Heleno, que é general da reserva, é a 18º integrantes da comitiva a ser confirmado com a covid-19, segundo a Folha de S.Paulo.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno
General Augusto Heleno foi o primeiro ministro de Bolsonaro a ser confirmado com o vírus

09:05 - "Subestimamos o vírus", diz presidente da Comissão Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou ao tabloide alemão Bild que o coronavírus foi subestimado. "Acredito que todos nós que não somos especialistas subestimamos o coronavírus no início. Mas nesse meio tempo ficou claro que se trata de um vírus que ainda vai nos ocupar por muito tempo. Todas essas medidas que há 14 dias ou três semanas nos soavam drásticas, draconianas – compreendemeo que precisa ser assim agora. Isso é muito difícil, mas acho que a população está colaborando bastante", afirmou em entrevista publicada nesta quarta.

08:05 - Agência alerta que Alemanha pode ter até 10 milhões de casos

Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch (RKI, agência responsável pela prevenção e controle de doenças na Alemanha), afirmou que o país pode vir a registrar 10 milhões de infecções pelo coronavírus Sars-Cov-2 em poucos meses se as medidas de contenção determinadas pelo governo não forem seguidas.

"A epidemia está num curso exponencial", disse Wieler, ressaltando que as pessoas devem evitar o contato social, pois a principal foirma de contágio é de pessoa para pessoa. "Estamos no começo de uma epidemia que ainda vai durar muitas semanas e meses no nosso país."

De acordo com o RKI, há atualmente 8.198 casos de covid-19 confirmados no país, o que representa um aumento de cerca 1.042 infecções em 24 horas. Ao menos 12 pessoas já morreram na Alemanha em decorrência do coronavírus. Na Europa, já são cerca de 64 mil casos confirmados.

Ontem, terça feira, Wieler havia alertado que a pandemia pode durar até dois anos.

08:00 - Ucrânia declara estado de emergência em Kiev

O governo da Ucrânia delcarou estado de emergência na capital Kiev e arredores para conter a disseminação do coronavírus, anunciou o primeiro-ministro Denys Shmygal. O país tem 14 casos confirmados de covid-19 e duas mortes.

Não ficou imediatamente claro que medidas adicionais serão impostas ap[os a declaração do estado de emergência. A Ucrânia já impôs restrições ao funcionamento de lojas, restaurantes e transporte público em todo o país.

06:57 - Infecções no Brasil

Segundo o portal G1, as secretarias estaduais de saúde divulgaram até o início da manhã desta quarta-feira 350 casos do coronavírus Sars-Cov-2 confirmados em 17 estados do Brasil e no Distrito Federal. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado da tarde de terça-feira, apontou 291 casos. O país registrou sua primeira morte nesta quarta, de um homem de 62, morador de São Paulo, e que sofria de diabetes e hipertensão. Outros quatro óbitos suspeitos são investigados no estado. O Rio de Janeiro também reportou a morte de idoso de 69 anos com sintomas de coronavírus.

06:30 - Não europeus rejeitados no Aeroporto de Frankfurt

Oficiais de fronteira alemães começaram a rejeitar cidadãos não europeus que chegaram ao Aeroporto Internacional de Frankfurt na manhã desta quarta-feira, de acordo com a decisão anunciada por países da União Europeia (UE) na véspera de fechar as fronteiras do bloco por 30 dias. Com raras exceções, somente cidadãos e residentes legais terão entrada autorizada no bloco.

Cerca de 5 mil pessoas vindas em 100 voos deverão ser controladas por oficiais de imigração no Aeroporto de Frankfurt, noticiou a agência de notícias DPA. O número dos que serão rejeitados não foi especificado, mas companhias aéreas receberam a instrução de levar os que não tiverem a entrada permitida de volta ao aeroporto de onde partiram.

06:16 - Merkel fará pronunciamento sobre a pandemia

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, se pronunciará na noite desta quarta-feira sobre a crise de coronavírus e as medidas adotadas para conter a disseminação do patógeno. O pronunciamento será às 20h15 (16h15 no horário de Brasília).

04:00 - Rússia fechará escola

A Rússia anunciou que fechará todas as escolas do país a partir da próxima segunda-feira. O país tem 114 infecções pelo coronavírus confirmadas, e Moscou já implementou restrições para conter a propagação da covid-19, incluindo fechamento de fronteiras e a proibição de reuniões públicas.

03:50 - Bélgica restringe vida pública

A Bélgica vai impor restrições à circulação de pessoas a partir do meio-dia desta quarta-feira até ao menos 5 de abril. A capital do país, Bruxelas, é a capital de facto da União Europeia. A primeira-ministra belga, Sophie Wilmes, afirmou que as pessoas só devem sair de casa para emergências ou para ir a supermercados, farmácias e médicos. Todas as reuniões foram proibidas. O país segue a linha adotada por outros europeus, incluindo Alemanha, França, Espanha e Itália.

01:00 - FMI rejeita ajuda à Venezuela

O Fundo Monetário Internacional (FMI) rejeitou um pedido da Venezuela de um empréstimo emergencial de 5 bilhões de dólares para combater o coronavírus. Um porta-voz do FMI disse que o pedido não pode ser levado em consideração porque “não há clareza” entre os 189 países-membros do fundo sobre quem deve ser reconhecido como líder legítimo do país, Nicolás Maduro ou o líder opositor e autodeclarado presidente interino Juan Guaidó. Maduro anunciou “quarentena social” em toda a Venezuela a partir de ontem, terça feira.

00:30 - Epidemia regride na China

A China continental reportou 11 mortes pela covid-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, nesta terça-feira, menos que as 13 registradas na segunda. O país também registrou 13 novas infecções, sendo que 12 foram importadas de outros países, segundo as autoridades chinesas. O vírus foi identificado pela primeira vez em dezembro na província chinesa de Hubei, a partir de onde se espalhou pelo mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na semana passada que a Europa passou a ser o centro da pandemia de covid-19.

Fonte: Deutsche Welle, a emissora internacional da Alemanha - jornalismo independente em 30 idiomas. 

Nenhum comentário: