quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Olha o coronavírus chegando aí, gente...

Brasil tem primeiro teste positivo para coronavírus

Medidas preventivas - não esquecer nunca

» Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete, por pelo menos 20 segundos, respeitando os cinco momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

» Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

» Evitar contato próximo com pessoas doentes.

» Ficar em casa quando estiver doente.

» Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

» Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Homem de 61 anos que vive em São Paulo e viajou à Itália foi diagnosticado com Covid-19 em primeiro exame. Imprensa diz que contraprova também deu positivo, o que confirmaria o primeiro caso do vírus na América do Sul.

Paciente em São Paulo apresentou sinais e sintomas compatíveis com a suspeita de Covid-19, como febre e tosse seca.

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (25/02), trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que viajou a trabalho à Itália de 9 a 21 de fevereiro.

De acordo com apuração dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, após um primeiro teste, realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, dar positivo, um exame de contraprova também indicou a doença – o que confirmaria o primeiro caso de Covid-19 na América do Sul.

O Ministério da Saúde comunicou que o hospital registrou a notificação do caso suspeito da doença na tarde desta terça-feira e "adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para Sars-CoV2", nome do novo coronavírus.

Após os resultados preliminares darem positivo, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, o Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. O resultado deve ser anunciado oficialmente nesta quarta-feira.

Segundo o Ministério, o homem apresentou sinais e sintomas compatíveis com a suspeita de Covid-19, como febre, tosse seca, dor de garganta e coriza. "O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão", diz o comunicado.

O número de infecções pelo novo coronavírus, descoberto em dezembro na China, passa de 80 mil, e mais de 2,7 mil pessoas morreram em decorrência da doença respiratória por ele provocada. Até agora, a Covid-19 já foi diagnosticada em cerca de 30 países e territórios, mas a China concentra a grande maioria das ocorrências.

Nos últimos dias, justamente quando o paciente brasileiro esteve na Itália, o número de casos começou a explodir no país europeu. Já são mais de 320 infecções e 11 mortes em território italiano. O brasileiro esteve na Lombardia, no norte do país, região que é o foco do surto.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde ampliou os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus, passando a incluir dentro pessoas que apresentem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar.

O ministério também inclui novos países na lista de alerta para o coronavírus, considerando casos suspeitos pessoas que, além de apresentarem sintomas, vierem de Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Na sexta-feira, a pasta já havia incluído Japão, Cingapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja na lista, além da China.

Até segunda-feira, o Ministério da Saúde havia descartado 54 casos suspeitos do novo coronavírus no país, após exames laboratoriais apresentarem resultados negativos.

Os 34 brasileiros que foram evacuados da cidade chinesa.

Fonte: Deutsche Welle (DW), emissora internacional da Alemanha.

Nenhum comentário: