sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Algumas vacinas contra mentiras sobre o coronavírus

Lavar o nariz com soro fisiológico protege você?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, não há evidências para apoiar alegações de que uma solução salina "matará" o vírus e o protegerá.

O gargarejo bucal evita uma infecção?

Certas marcas de enxaguatório bucal podem eliminar determinados micróbios da sua saliva por alguns minutos, mas, de acordo com a OMS, isso não protege você contra o novo coronavírus.

Comer alho pode ajudar?

Essa alegação dúbia vem se espalhando como fogo pelas mídias sociais. Embora seja possível que o alho tenha algumas propriedades antimicrobianas, não há evidências para sugerir, a partir do atual surto de coronavírus, que comer esta lâmpada protegerá as pessoas do vírus.

Animais de estimação podem espalhar COVID-19?

Não há evidências que sugiram que animais de estimação, como cães e gatos, possam estar infectados ou transmitir o coronavírus. Lavar as mãos regularmente com água e sabão após tocar em seu amado cachorro ou moggy ajudará a impedir a propagação de bactérias que elas normalmente carregam, como E. coli e salmonela.

O vírus corona pode ser transmitido via correio aéreo?

As pessoas que recebem encomendas da China não correm o risco de contrair o novo coronavírus, pois o vírus não sobrevive por muito tempo aos objetos. Devido à baixa capacidade de sobrevivência do coronavírus nas superfícies, existe um risco muito baixo de propagação de produtos ou embalagens que são enviados por um período de dias ou semanas.

Já existe uma vacina?

O novo coronavírus precisa de sua própria vacina. As vacinas contra pneumonia, como a vacina pneumocócica e a Haemophilus influenzae tipo B (Hib), não o protegerão contra o coronavírus.

Os produtos alvejantes protegem você?

Desinfetantes à base de lixívia / cloro, solventes, 75% de etanol, ácido peracético e clorofórmio podem matar o 2019-nCoV em superfícies duras; no entanto, eles têm pouco ou nenhum impacto se você os colocar na pele.

Evite contato direto!

Para evitar uma infecção por coronavírus, sempre cozinhe bem os alimentos crus. Também é aconselhável evitar o contato direto com pessoas doentes.

Mantenha as mãos limpas!

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão pode ajudar a prevenir uma infecção. Você também pode usar um gel desinfetante à base de álcool. Se você precisar tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o cotovelo. Se você contraiu a doença sem saber, tossir ou espirrar dessa maneira pode ajudar a reduzir a propagação.

Fonte: DW Deutsche Welle, Alemanha


Nenhum comentário: