quarta-feira, 27 de março de 2019

Prof. Dotti na blogosfera

O Professor René Ariel Dotti, um dos mais conceituados juristas do Brasil, está agora, também, na blogosfera. (No lado direito desta página, em Os Outros você o encontrará.) 

Advogado, sócio fundador de um dos mais reconhecidos escritórios de advocacia do Paraná, René Ariel Dotti construiu também uma carreira acadêmica de destaque e, tamanha é a importância que dá à transmissão do conhecimento, que tem preferência por ser chamado de professor.
Professor René ou Professor Dotti foi titular da disciplina de Direito Penal da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sua atuação o levou a contribuir para a redação de processos legislativos, tendo sido corredator do projeto da nova Parte Geral do Código Penal e da Lei de Execução Penal (Leis 7.209 7.210/84).
Foi membro de comissões criadas pelo Ministério da Justiça (1979 a 2000) para a reforma do Código de Processo Penal e, em especial, relator do projeto de reforma do Tribunal do Júri (Lei nº 11.689/2008).
Por sua trajetória, recebeu reconhecimento e homenagens de diversas entidades. É vice-presidente Honorário da Associação Internacional de Direito Penal (AIDP); recebeu a Comenda do Mérito Judiciário do Paraná; Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados (2007), Medalha Vieira Netto da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, entre outras.
É membro da Academia Paranaense de Letras e da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Entre as obras de sua autoria estão Curso de Direito Penal – Parte Geral; Comentários ao Código Penal; Declaração Universal dos Direitos do Homem Notas da legislação brasileira; Movimento Antiterror e a Missão da Magistratura; Casos Criminais Célebres, entre outros.
A história do professor tem uma profunda ligação com as artes. Tendo iniciado aulas de teatro na juventude, para superar dificuldades de comunicação, ele acabou por se tornar um amante das artes cênicas. Atuou como crítico de teatro e de literatura e foi secretário de Cultura no Paraná de 1987 a 1991.

Nenhum comentário: