quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Vestido de noiva

Por Edson Vidigal

Cidadã americana, Mary Cecilia, com certeza não é este o seu verdadeiro nome, apaixonou-se por Pedro Ernesto, um brasileiro que nunca esteve nos Estados Unidos.
A coisa foi ficando tórrida, mas nada presencialmente, até que ele, Pedro Ernesto, e com certeza não é este o seu verdadeiro nome, sacando que ela, Mary Cecilia, estava disposta a tudo, pediu-a em casamento.

Estamos sabendo sobre uma história até aqui em nada surpreendente, de quando Marshal MacLuhan, há mais de meio século, anteviu a sintetização do planeta terra a uma mera aldeia global. 
Parecia coisa de louco. Como então esse mundo, mundo, vasto mundo e, de um certo ponto de vista, inclusive imundo, haveria de se estreitar em extensões incríveis, a partir de extensões tecnológicas tão fáceis de se explicar.

Em seu livro “Understanding Média”, publicado em 1964, depois traduzido no Brasil como “Os meios de comunicação como extensões do homem”, MacLuhan previu que uma rede mundial de computadores tornaria acessível, em alguns minutos, todo tipo de informação ao mundo inteiro.

Trinta anos depois, surgiria a internet. E com ela, essas novas tecnologias, desmantelamentos gradativos de antigos antros de poderes de manipulações coletivas, essas mídias antigas, latifúndios de verdades únicas sob coronelismos eletrônicos, agora antiquados por força das redes sociais na orbita da nova galáxia de Gutemberg.

Mary Cecilia e Pedro Ernesto no mundo de hoje são apenas um casal de apaixonados que seriam antiquados se não tivessem se conhecido numa conexão dessa nova galáxia.

O certo mesmo é que ela, Mary Cecília, decidida a viver o seu novo começo, casando-se com Pedro Ernesto, consultou a mãe, o pai, as amigas, talvez o professor e o treinador do seu time na escola sobre o mais apropriado modelo de vestido de noiva para o seu casamento no Brasil.

Mary Cecilia quase nem dormiu de tanto sonhar acordada. Ah, o Pedro Ernesto. O príncipe encantado que lhe chegou encantando-a na telinha do smartphone.

Poderia, quem sabe, mas a sua formação e cultura não são dessas coisas, omitir à Receita Federal antes da aterrisagem em Guarulhos, São Paulo, Brasil, o que trazia de mais valioso e importante na sua bagagem – vestido de noiva.

Mary Cecilia foi detida pelo agente do fisco federal, constrangida a abrir as malas e exibir seus vestuários íntimos, calcinhas e também a camisola escolhida para a primeira noite. Multada por trazer o vestido de noiva em cinco mil dólares.

O agente da Receita, a serviço de um Estado que se renova cada vez mais totalitário, não gosta de noivas americanas. Ou, quem sabe, algum trauma a lhe impingir eterno horror a vestidos de noiva.

Edson Vidigal, Advogado, foi Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho de Justiça Federal.

Nenhum comentário: