quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Haroldo Olímpio, um fazedor da Ilha, antevia o futuro sem medo

Há 17 anos, pouco antes das festas de fim de ano, o engenheiro Mauro Fecuri, criador da Universidade CEUMA, reune em São Luis do Maranhão os seus amigos, desde os que como ele formavam o time de basquetebol nos tempos de faculdade em Fortaleza - Ceará aos que com o tempo ele foi agregando ao elenco do seu afeto.

Na ultima semana, sabado, dia 09.11., Mauro homenageou Haroldo Tavares, Secretário de Viação e Obras Públicas do Governo José Sarney (1966-70) e Prefeito de São Luis no Governo Pedro Neiva de Santana (71-75). 


Haroldo Olímpio Lisboa Tavares entre os seus companheiros de equipe 


Naquele tempo, os Governadores do Estado e os Prefeitos da Capital tinham em suas linhas de frentes jovens técnicos de todas as áreas indispensáveis ao serviço público. 
Haroldo Tavares foi um dos que se destacaram por suas qualidades de liderança, espirito público e iniciativas arrojadas.



No campus da Universidade CEUMA foi inaugurada a Praça Prefeito Haroldo Tavares. 

Presentes, além dos familiares do homenageado, os seus antigos colegas de equipe e o Governador e depois Senador e Presidente da República José Sarney.

O engenheiro e professor Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo, parceiro nas ideias e na execução dos sonhos que ele e Haroldo sabiam sonhar acordados, foi o único orador da solenidade.

Seu discurso diz tudo sobre quem foi a pessoa do homenageado.

"Amigas, Amigos:

Li numa placa na Universidade de Catânia na Itália, esse dístico atribuído a EPICURO, filosofo grego e o copiei:

“As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o tempo presente e encaram o futuro sem medo. ”

Estamos hoje a celebrar a Gratidão e o Reconhecimento, duas das maiores virtudes dos homens de boa vontade. Dois maranhenses por adoção com seu coração voltado para essa nossa terra. Um era baiano de nascimento, outro acreano, ambos engenheiros, os dois educadores e empreendedores, um deles fundador da nossa Escola de Engenharia do Maranhão, que completa 50 anos, o outro da Universidade CEUMA.

Aqueles de quem hoje falo foram ambos prefeitos de São Luís. Um construiu as duas pontes ligando o nosso centro histórico à área de expansão praiana e cuidou do seu urbanismo com a SURCAP. O outro as ligou em avenida, ensejou a saída da linha ferroviária do centro de São Luís e deu prosseguimento aos bons projetos urbanísticos e paisagísticos do homenageado, incluindo as “Maurotonas”, ações de fiscalização de obras e convívio com as comunidades.

Meu compadre Haroldo era uma inteligência absolutamente fascinante; Haroldo Olímpio Lisboa Tavares, foi o melhor prefeito de São Luís nesses últimos 45 anos, sem deméritos para os que o sucederam. É hoje  homenageado e tem seus feitos reconhecidos, por iniciativa de Mauro de Alencar Fecury neste ensolarado dia 9 de dezembro, na data em que acontecem os 27 Jogos Amigos, aqui na universidade CEUMA.

Celebramos a gratidão. O engenheiro Mauro Fecury nos idos de 1973 volta à São Luís depois de bem-sucedida passagem em Fortaleza e Brasília, a convite de Haroldo Tavares (então prefeito) para gerenciar e fazer acontecer um dos seus sonhos: aquele de ver São Luís crescer e pontificar com o turismo nacional e internacional, atividade geradora de emprego e renda.

E lá vem de volta o engenheiro Mauro Fecury, trazendo sua competência técnica para fazer implantar o Hotel Quatro Rodas da Abril e reiniciar a sua saga de todos reconhecida como igualmente profícua.

Repito. Hoje é dia de gratidão, reconhecimento e de alegria com o tempo presente.
Haroldo Tavares, o que ousou sonhar, vive com o reconhecimento de sua portentosa obra por aqueles que lhes são gratos, que compartilharam dos seus sonhos, de sua inteligência e privaram de sua amizade enriquecedora.

Mercê de suas ideias, seus sonhos e realizações, vemos hoje implantada a Universidade Estadual, iniciada com a implantação vitoriosa das escolas superiores de administração pública, engenharia, agronomia e veterinária. Depois com a FESM (Federação das escolas Superiores do Maranhão) e lá um pouco mais à frente com a UEMA.

O Anel Viário o mais racional acesso ao sonhado Porto do Itaqui via BARRAGEM do Bacanga, a transferência de população com a criação da Vila do Anjo da Guarda, a PRODATA com a aquisição do primeiro computador IBM 1130,  a pavimentação asfáltica da BR-135 e da BR-316 ligando São Luís à Teresina, a construção da MA 074 Santa Luzia-Açailândia (hoje BR-222),a  definição do projeto de urbanismo da cidade de São Luís com o concurso do escritório do urbanista Witt Olaf Prochnik,e de arquitetos outros como Sergio Bernardes , Mauricio Roberto  Leônidas Cumplido, obras estruturantes cujo reconhecimento que hoje enfatizamos , consagraram o homenageado Haroldo Tavares.

É longa a trajetória de Haroldo como homem público: O Parque do Bom Menino, o nosso Central Park espaço para manifestações artísticas, culturais e esportivas, Recuperação e restauração do Teatro Arthur Azevedo, do Palácio dos Leões, estes com a prestigiosa participação especial e voluntaria, das senhoras Eney Tavares Neiva de Santana eVera Martins Tavares, ambas de notável sensibilidade artística e cultural, e a implantação do Museu Histórico e Artístico do Maranhão em morada senhorial na Rua do Sol.

Haroldo foi o idealizador e concretizador do projeto Mirante mostrando ,ao Brasil as belezas e a importância cultural de São Luís e Alcântara, por intermédio dos jornalistas do Pasquim- então o celeiro da inteligência jornalística nacional- em pleno Regime Militar. Era a boa estratégia, o alicerce, no rumo do reconhecimento pela UNESCO da condição de patrimônio cultural e arquitetônico da humanidade da cidade de São Luis, mais à frente outorgado.

Eu, engenheiro aqui chegado em 1967 tive a honra de trabalhar e aprender muito do que sei, com o meu amigo Haroldo Tavares. Percebíamos ao participar dessas obras e de outras iniciativas de igual importância no Governo José Sarney que estávamos encarando o futuro sem medo, como nos ensinou o filosofo Epícuro. E erámos pessoas felizes.

Continuo hoje aprendendo, sob a regência do meu colega de Maristas e da Escola de Engenharia no Ceara, meu amigo Mauro e alegro-me com o tempo presente de gratidão, apanágio das pessoas felizes consigo mesmas e que hoje aqui na Universidade CEUMA se reúnem para homenagear Haroldo e demonstrar que a gratidão nos diferencia.

Os grandes vultos como o engenheiro e professor Haroldo Tavares serão sempre lembrados. As novas gerações dos estudantes universitários frequentadores desse local de convívio que é uma espécie de Ágora da CEUMA Renascença, ao perguntar quem foi Haroldo Tavares saberão ter sido ele um Engenheiro, Maranhense, por adoção, e um sonhador –realizador do que há de melhor no Maranhão. EVOEH HAROLDO, que esse teu exilio momentâneo nos seja leve.

Bendita a Gratidão que promoveu esse reconhecimento. Saudades de Haroldo. Como dizia Miguel Nunes, “nada que uma boa taça de vinho não resolva”. Bom dia a todos! "

Nenhum comentário: