quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Temer transtornado

O Presidente Temer estava em seu gabinete no Planalto com o Senador José Medeiros (PSD-MT) quando o telefone tocou. Era a Ministra Carmen Lúcia, Presidente do Supremo Tribunal. Conversa curta, mas suficiente para abalar a República.

- Meu Deus do céu, o Ministro Teori estava no avião.

Logo pediu ao Comando da Aeronáutica que o mantivesse informado sobre as buscas e ainda que desse toda assistência possível no socorro às vitimas e aos seus familiares.

Única testemunha da reação do Presidente, o Senador disse que viu o Temer muito transtornado.

Temer, ainda muito emocionado, lembrou que o Ministro-Chefe da Operação Lava Jato era um magistrado muito respeitado, que conduzia as investigações com muita preocupação em respeitar a honra de todos os investigados.

A marca deixada pelo Ministro Teori, segundo o Presidente Temer, foi a prudência e o comedimento. Sua morte, num momento de efervescência, deixa a todos em suspenso. Na verdade, o Ministro Teori era o Comandante da principal operação de investigação de corrupção no mundo. É uma grande perda.

O Presidente encerrou a audiência com o Senador, cujo tema foi uma anunciada greve de caminhoneiros. Pouco depois, o Palácio do Planalto divulgou esta Nota assinada por Michel Temer:

— Queremos fazer uma declaração do doloroso acontecimento e dizer que recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento do ministro Teori Zavascki do Supremo.

Neste momento de luto, manifesto eu e minha equipe aos familiares do ministro e dos demais integrantes do voo meus sentimentos de pesar e associo-me a todos os brasileiros ao lamentar a perda de um homem público cuja trajetória impecável a favor do direito e da justiça sempre o distinguiram.

O Ministro Teori Zavascki era uma home de bem e um orgulho para todos ops brasileiros. Estamos decretando luto oficial por um período de três dias. Uma modesta homenagem a quem tanto serviu a classe jurídica, aos tribunais e ao povo brasileiro — afirmou o Presidente.

Nenhum comentário: