segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vesti Azul

Depois do outubro-rosa da mobilização das consciências para a prevenção do câncer de mama, agora vivenciamos o novembro–azul acendendo faróis e destravando carrilhões como se a nos acordar para a prevenção de outro perigoso inimigo, o câncer de próstata.

Convém não esquecer que o câncer de mama não ataca só a mulheres, mas a homens também. O Brasil perdeu uma das nossas mais fulgurantes inteligências no ultimo século, o jurista e politico Francisco Clementino San Thiago Dantas, abatido por um voraz câncer de mama.

Outro dia, em São Paulo,ao chamar um carro do UBER, eis que me aparece ao volante de um Honda Civic preto uma jovem senhora. Quando estou sózinho prefiro sempre o banco da frente por me ser ali mais fácil ajustar o cinto de segurança.

No percurso de dez minutos, entre a esquina da minha rua e o restaurante onde reencontro a minha turma do almoço às sextas feiras, fiquei sabendo que a jovem chofer deixou o trabalho num Banco para trabalhar no carro da família, agora um táxi de primeira linha, porque o marido extraiu um câncer da mama e as células remanescentes já lhe alcançavam o cérebro.

Plano de saúde para quem o necessita hoje neste País é o mesmo que nada. Minha condutora não parece ser daquelas pessoas que ante a um problema na família se lamentam fazendo cara de coitada. Sabe ir à luta e lutar.

Trabalha o dia inteiro enquanto os dois filhos adolescentes estão na escola ou na casa da avó. O marido imobilizado numa cama sob os cuidados de duas cuidadoras, que se revezam. Consegue completar a renda compensando o orçamento que encurtou ante as novas despesas improrrogáveis.

O Estado brasileiro concede aos que sofrem e lutam contra o câncer algumas poucas deferências, dentre as quais isenção do imposto de renda. Mas não abre mão da cobrança para a previdência social até mesmo contra quem já está  aposentado.

Os medicamentos específicos para quem precisa controlar o seu câncerzinho são caríssimos. Caixinha com 28 comprimidos para serem ingeridos até a última hora de quando chega a hora da morte, custam 1.400 reais, por aí, sem qualquer desconto nas farmácias.

Pesquisadores ingleses descobriram que romã, açafrão, brócolis e chá verde são imbatíveis contra as células cancerígenas. Esses ingredientes compactados em cápsulas chamadas de Pomi-T, só alcançável em drogarias de Londres via internet, estão in natura em qualquer feira e devem ser acrescentados nas dietas.

Em seu livro “Vencer o câncer de próstata. Evitar, tratar, curar”, Fernando Cutait Maluf, chefe da oncologia no Einstein de São Paulo, indica que no tratamento do câncer “mudanças profundas na dieta e no estilo de vida podem alterar a expressão genética na próstata e, possivelmente, a progressão do câncer nessa glândula”.

Há unanimidade quando se fala do estresse como agente provocador de muitas doenças, notadamente do câncer. Doutor Fernando, em seu livro, evoca Herbert Benson, o fundador do Instituto Mente e Corpo na Universidade de Harvard. Ele prescreve contra o estresse praticas de meditação, orações, treinamento autogênico, relaxamento muscular progressivo, jogging, natação exercícios respiratórios, yoga, tai chi chuan, chi kung e até mesmo tricô e crochê.

Claro que você vai ficar estressado se resolver se entregar a todas essas práticas. Escolha uma ou duas e seja constante.

Peço vênia para te repassar, finalizando, algumas das 20 Atitudes Pessoais Contra o Câncer, elencadas pelo Doutor Fernando em seu livro, que pode ser adquirido na Livraria Cultura via internet.

Assuma atitude proativa, sendo otimista, repensando as suas relações pessoais, lendo mais sobre a sua doença, compartilhando sua experiência com as pessoas amadas, parando de olhar para trás, convocando todas as alegrias para a sua vida, reconhecendo a importância da sua família e dos amigos com os quais contará sempre em solidariedade e apoios, dispondo-se a perdoar a todos, sendo mais flexível, amando mais as coisas simples da vida e ao próximo, manifestando gratidão e ajudando os outros que passam por essa mesma situação.

Novembro segue com o nosso azul. Podemos, sim, nesse quesito, mudar a nossa sorte. Ou o nosso destino. Sejamos solidários também no câncer.

Nenhum comentário: