quinta-feira, 16 de maio de 2013

Omissos

É possível que tenhas votado em algum deles. Mas consegues lembrar agora, em dois minutos, o nome do Deputado Federal e do Senador em quem votastes?

Mas como diria o João, - não te preocupa, deixa comigo, não te preocupa... O certo mesmo é que a maioria não consegue se lembrar.

Achamos que depois do voto não temos mais nada a ver com eles, os políticos. Eleitos ou não.

Nossos deveres cívicos se deletam e a nossa cidadania sendo  apenas de fachada fica só na coreografia que nem aquelas meninas que malham aos domingos no Programa do Faustão.

Cobrança mesmo quando aparece, e aparece aos montes, é para deteriorar a democracia com os desvios do paternalismo, do clientelismo, do fisiologismo, da falsa caridade, do é dando que se recebe, e vamos lá- eu conto contigo, tu contas comigo. E até a próxima eleição.

Nós, o Povo, nas ultimas eleições, mandamos para Brasília 513 Deputados Federais e 54 dos 81 Senadores. E elegemos a primeira mulher Presidente da República.

O Maranhão que tem, e não é de hoje, isso vem de há séculos, a maior concentração de poder politico do Brasil por metro quadrado - e ainda assim é o Estado mais atrasado do Brasil - mandou para o Congresso Nacional 18 Deputados Federais e 2 dos 3 Senadores. Um já estava la.

Potencialidades e possibilidades para nos desenvolver não nos faltam. O que nos falta é qualidade na politica. Não aparecem na ribalta pessoas bem qualificadas, de vida pregressa e atual respeitáveis. Exceções mínimas, quase invisíveis, à parte.

Agora mesmo vimos a Dilma em esforços quase tresloucados para aprovar a Medida Provisória que libera todos os portos para qualquer tipo de carga.

E daqui não se viu e nem se ouviu nem um piu. Nada dos nossos noveis representantes. Nem contra nem a favor. Muito menos pelo contrário.

O Atlântico beira o Brasil em 7.367 quilômetros contínuos.  Com 640 quilômetros, o Maranhão tem o segundo maior litoral e um dos maiores portos do mundo em profundidade natural. 

Foi também por causa do Porto que tantos se arriscaram de tão longe querendo nos conquistar. Os holandeses, expulsos daqui, foram parar onde? Em Pernambuco, que tem o Porto de Suape.

Agora o que temos entre o céu e o mar é essa fila interminável de navios querendo o nosso Porto alcançar.

Com os investimentos possíveis logo o Itaqui estará mais aberto e então haverá muito mais movimento. Poderemos somar 150 milhões de toneladas de cargas. Isto quer dizer uso racional e lucrativo das nossas potencialidades. Isto se traduzirá em produção interna, em exportação e importação, em comercio internacional, em sair do atraso econômico e social e da pobreza politica.

O que nos intriga ademais não é só o a omissão dos nossos políticos nos debates de questão de tanto interesse para o Brasil e, em especial, para o Maranhão.

Não consigo compreender também é o silencio das entidades de classes empresariais e de trabalhadores, dos sindicatos e das Casas legislativas e dos partidos políticos num momento como este em que uma questão, como essa da MP dos Portos, tão relevante para o Maranhão, está na ordem do dia.

E agora? Consegues lembrar em quem votastes?

Nenhum comentário: