quarta-feira, 13 de março de 2013

Francisco I

O novo Papa, Francisco I, 76 anos, surpreendeu – dizem todos – pela simplicidade sem pieguice. Em Buenos Aires, onde exercia o seu ministério, costumava andar de ônibus, metrô e a pé. É uma figura popular, mas com sobriedade.

Mais um a provar que na vida o derrotado de ontem pode ser o grande vencedor amanhã. Ele perdeu há 8 anos a eleição para o cardeal alemão que é hoje o Bento XVI. Agora venceu.

Eis aqui sua primeira manifestação pública após o “habemos papam” ao estrear na famosa janela do Palácio do Vaticano:

“Irmãos e Irmãs, boa noite! Vocês sabem que o dever do conclave era de dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase no fim do mundo. Mas, estamos aqui! Vos agradeço pela acolhida, à comunidade diocesana, ao seu bispo. Obrigado!(…aplausos…)

Antes de tudo, gostaria de fazer uma oração pelo nosso bispo emérito Bento XVI (…aplausos…). Rezemos todos juntos por ele, para que Deus o abençoe e Nossa senhora o proteja. (segue a oração do Pai Nosso, da Ave Maria e do Glória ao Pai).

E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. Este é o caminho da Igreja de Roma que é aquela que precede na caridade todas as outras Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós.
Rezemos sempre por nós, um pelo outro, rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade. Desejo que este caminho de Igreja, que hoje começamos e que me ajudará o meu Cardeal Vigário aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade. (aplausos). 

E agora gostaria de dar uma bênção, mas antes vos peço um favor. Antes de o bispo abençoar o povo vos peço que vocês rezem ao Senhor para que me abençoe. A oração do povo pedindo a bênção pelo seu bispo. (…aplausos…). Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim”!
 

Nenhum comentário: