sexta-feira, 9 de novembro de 2012

TSE, novo Ministro

O TSE, como todos sabem, é composto por 3 Ministros do STF, dos quais 1  é o Presidente e o outro o Vice; por 2 Ministros do STJ, dos quais 1 é o Corregedor Nacional. Os outros dois são advogados escolhidos pelo Presidente da Republica numa lista de 3 nomes feita pelo STF.

Os Ministros oriundos do STF e os da advocacia renovam os mandatos, ficando em seus postos sempre por 4 anos. Os do STJ só ficam 2 anos cada um.
Agora, com o término dos quatriênios do Ministro Marcelo Ribeiro e do Ministro Arnaldo Versiani, que se dará neste fim de semana, a Presidente Dilma nomeou Henrique Neves, que já atuou como Ministro substituto, para titular na vaga de Marcelo. Para a vaga de Versiani a escolha estará entre os suplentes Admar Gonzaga e Luciana Lóssio.
Henrique Neves é de uma família tradicional de advogados eleitorais em Brasília. Seu pai, Célio Silva, foi Ministro do TSE, aliás, sempre muito respeitado por sua experiência e erudição.
O irmão mais velho de Henrique, Fernando Neves, outro renomado advogado eleitoral em Brasília, foi Ministro titular do TSE também por 4 anos. Terça feira próxima toma posse como Ministro titular o Henrique, que, aliás, foi meu aluno, e bom aluno, de Direito Eleitoral na Universidade de Brasília.

Nenhum comentário: