sábado, 24 de novembro de 2012

Pais da Criança

Ouvidos mais curiosos se voltam querendo saber como é que o Barbosa, agora Presidente do Supremo, não sendo o único no País com notável saber jurídico e reputação ilibada, chegou lá.

Há versões de que foi por sopradas do Frei Beto no ouvido do Lula, antemão decidido a nomear o primeiro negro para a Suprema Corte.
O Globo de hoje publica versões convergentes revelando que o próprio Barbosa pediu a intermediação do Kakay, conhecidíssimo advogado em Brasília, junto ao Dirceu, então Chefe da Casa Civil.
- Ele me procurou e disse que era um sonho seu chegar a Ministro do Supremo e que precisava do apoio do Dirceu. – Conta Kakay, recordando o que ouviu depois do Dirceu:
- Eu vou recebê-lo, mas nós temos que mudar a forma de indicação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Um pretendente ao STF não pode ter que pedir apoio a um Ministro da Casa Civil, até porque, em tese, ele terá que nos julgar no futuro. Isso não é bom para o País.
Kakay mostra o retrato em preto e branco de Joaquim Barbosa:
- Joaquim desde o Ministério Público é esse cara infeliz, preocupado em manter essa postura de salvador da pátria. Ninguém é duro desse jeito sendo feliz. Mas é um cara sério. Eu só achava que ele seria mais gentil com os seus pares.

Um comentário:

Agostinho Araujo. disse...

É de se concordar com a necessária cortesia, em qualquer meio social.
É de se duvidar de palavras dignas de um estadista, supostamente ditas por José Dirceu, o mesmo que admite ter alterado o texto da Constituição de 1.988, isto depois de aprovado o texto, e antes da publicação.
É de se entender, o Ministro Joaquim Barbosa, ainda que seja infelicidade. Pois conviver num meio onde respiram pessoas como Eros Grau (Ministro de Supremo condenado por improbidade administrativa quando advogado do metrô de São Paulo), e Ricardo Lewandowski (Dentre outros fatos por sua atuação como revisor da "Ação do Mensalão"), Dias Toffoli (Atuação na "Ação do Mensalão"), Roberto Gurgel (Cassação de Jackson Lago. Segurando o Processo conta Roseana Sarney), ufa! Pelo Amor de Deus. Não se pode cobrar de qualquer cristão que seja feliz num meio deste. Por fim, somente um lembrete. Ali é o Supremo Tribunal Federal, deveria ser a mais alta corte de justiça do País. Deve sim existir urbanidade nos tratos pessoais. Mas os alicerces daquela casa devem ser, inclusive, principalmente, obrigatoriamente, legalmente: Ética e moralidade. Repito uma verdade que li no texto em comento: “nós temos que mudar a forma de indicação dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.”