quinta-feira, 5 de julho de 2012

Heluy


O partido que mais fazia barulho nas eleições para o Centro Acadêmico Clodomir Cardoso, na Faculdade de Direito, na Rua do Sol, em São Luís, MA, era o MNA - Movimento Nacionalista Acadêmico.
José Ribamar Heluy, o Jabá, era dos mais ativos. Com ele, Fernando Macieira, Coroacy Fontes e outros que depois formaram a juventude no palanque de Renato Archer, candidato a Governador.
Desse grupo eram também Luis Rocha e Joaquim Itapary, os quais, por influencia de Tribuzi, foram atuantes no palanque de Sarney.
Lembro do Heluy intimorato, desafiando as ordens do Major Pereira, chefe de policia, à frente das passeatas estudantis contra o que pintasse – do aumento das anuidades escolares à solidariedade aos povos oprimidos.
A Helena eu já a conhecia dos congressos secundaristas, do Grêmio Paula Franssinete do Colégio das Freiras da Rua do Egito; do bonde São Pantaleao; da redação do Jornal do Povo onde ela, inseparável da Concy, escrevia uma página inteira aos domingos – Muro de Vidro.
Heluy e Helena se casaram, ajudaram na fundação do PT de São Luis, ele foi ate candidato a Prefeito, ela professora de Direito na UFMA, ele Juiz de direito aposentado, ela Deputada Estadual por vários mandatos, um filho advogado, uma filha juíza, a outra filha jornalista.
Heluy e Helena formaram uma família bonita, unida e feliz.
Neste instante em Caxias, recebo com muita tristeza a noticia da morte do Heluy. Como num curta metragem, revejo aquelas cenas daqueles tempos em que fazendo um barulho politico danado na Ilha já éramos felizes, porém manipulados, e não sabíamos.

Um comentário:

Roberto disse...

O Império Paralelo e seus PILARES.
Link:
http://atribunaderobertomilan.blogspot.com.br/2012/06/o-imperio-paralelo-e-seus-pilares.html
.
Mostre a todos que vocês conhecem!
.
Roberto Milán