segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pré-Candidatura

Ao Jornalista Clodoaldo Correa, de O Imparcial, concedi a entrevista que segue:

O Imparcial - O lançamento de sua pré-candidatura busca realmente a viabilidade de se tornar candidatura, ou seria mais um protesto do grupo Resistência Democrática?

Edson Vidigal - A direção nacional do PDT editou uma Resolução determinando candidatura própria nas Capitais e que só na impossibilidade da candidatura própria é  que o partido deve se mover em outras direções. 

A minha pré-candidatura prova que na Capital do Maranhão essa impossibilidade e' impossível. O PDT de S. Luís só não terá candidato próprio a Prefeito se (a direção nacional) não quiser.

Pergunta- A decisão final do destino do PDT em outubro não sairá do Diretório Nacional? Como convencê-lo da candidatura com a força que lá possui o secretário-geral Weverton Rocha?

Resposta - O PDT consagra em seus Estatutos a democracia interna. As divergências são necessárias. O debate respeitoso em torno das ideias consistentes é imprescindível à democracia interna. E' isso que diferencia um partido político de uma tribo.

Pergunta - Porque o grupo é contrário à manutenção do apoio ao prefeito João Castelo ou ao deputado Edivaldo Holanda Júnior?

Resposta - A ordem da direção nacional e' para que o PDT tenha candidatura própria a Prefeito nas Capitais. Há um nome 'a disposição provando que a impossibilidade da candidatura própria e' impossível na Capital do Maranhão.

Pergunta - No mesmo dia do lançamento de sua pré-candidatura, o grupo do vereador Ivaldo Rodrigues lançou um manifesto de apoio ao prefeito. Ainda existem correntes que defendem outras alianças. Em sua opinião, qual será o rumo do PDT de agora em diante?

Resposta - O rumo do PDT deve ser o da vitória nas urnas com candidato próprio a Prefeito e uma excelente chapa de candidatos a Vereadores.

Pergunta - O deputado licenciado Rubens Jr (PCdoB), representante de Flávio Dino, que lidera hoje um grupo de pré-candidatos da oposição, participou do lançamento de sua pré-candidatura. O senhor não acredita que para o PDT seria importante participar de uma coalisão como a Frente de Libertação que levou Jackson Lago ao governo do estado em 2006.

Resposta - A eleição do Jackson se deu no segundo turno com o meu decisivo apoio e dos eleitores que votaram em mim para Governador no primeiro turno. 

Se o PDT não for bem sucedido no primeiro turno para Prefeito de São Luís poderemos, então, conversar. É claro que qualquer entendimento terá que ter a chancela das bases do partido.

Pergunta - Muitos pedetistas de outras correntes dizem não aceitar sua candidatura por ter chegado recentemente ao partido e que poderia haver outros nomes mais tradicionais? Como o Senhor responde a este estigma de forasteiro?

Resposta - Estou vacinado contra a intriga...

Pergunta - Quais são suas principais propostas para melhorar a vida dos ludovicenses (resumidamente)?

Resposta - Saúde publica e segurança publica, escolas com ensino de qualidade, transporte coletivo, limpeza publica, saneamento básico.

A falta de água para a maioria da população e' um problema que precisa ser enfrentado o quanto antes.

Entendo que o modelo de gestão descentralizada e que interaja com a população, além de tornar mais eficaz a ação publica, fomenta o exercício da cidadania: as ruas de todos os bairros precisam se sobrepor aos gabinetes.

Nenhum comentário: