segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Quem Interessa?

Quando há uma noticia de um crime, a primeira pergunta que se faz logo no começo da investigação é esta – a quem interessa esse crime? Quem vai se beneficiar com esse crime?

Quando me falaram que havia no Maranhão uma Juíza sob a ameaça de morte e, de pronto, um mandante nominado, desconfiei engatilhando a pergunta elementar – a quem interessa a morte da Juíza e a quem interessa apontar, sem qualquer prova indiciária, o nome de cartorário?

Fiquei então sabendo que o rapaz do cartório está, na ordem classificatória de um concurso, à frente de alguém confiante em algum manto protetor.


Qualquer ameaça, ainda que só com o dedo em riste contra uma pessoa, configura crime de ameaça. No caso aqui o rapaz que está à frente na ordem de classificação do concurso responderia pelo crime de ameaça, o suficiente para a queima da sua reputação, manchando sua ficha de bons antecedentes indispensáveis à assunção ao cargo.


Ainda na sequencia das baixarias, tentaram enodoar o bom conceito que o Juiz França Belchior desfruta na comunidade jurídica e no meio social em que vive e atua. É vítima dos crimes de injuria e de difamação.


Aqui ele próprio faz questão de rebater as assacadilhas com esta nota já amplamente divulgada no Maranhão:


“Em decorrência da notícia lançada em blogs e editoriais de circulação diária em São Luís, mencionando o meu nome, o nome do desembargador Bayma e ainda o nome do dr. Luiz Gonzaga, em face do depoimento do Sr. Paulo Ferreira na polícia, cumpre-me esclarecer a Vossa Senhoria e à opinião pública que tanto o desembargador Bayma quanto o dr. Luiz Gonzaga são pessoas da minha mais alta estima, consideração e apreço.


A declaração, se observada, logo se vê sua impropriedade absoluta. A polícia judiciária do Maranhão, Civil ou Federal, será com certeza acionada para apurar especificamente sobre essa versão, concluindo assim se existiria mesmo a real possibilidade, ou total impossibilidade, desse ‘rackeamento’. Aliado a isso, deve-se apurar, pela via adequada, a existência, ou não, de uma justa causa para a adoção, de minha parte, de uma atitude de tal natureza.


Informo, portanto, que todas as providências serão adotadas para esclarecimento da inoportuna declaração feita pelo sr. Paulo Ferreira, ficando a imprensa e a opinião pública, a seu tempo, devidamente informada.


LUIZ DE FRANÇA BELCHIOR SILVA , Juiz de Direito”.


Nenhum comentário: