quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cai o Segundo

Dilma dirá nas próximas horas quem será o novo Ministro dos Transportes no lugar de Alfredo Nascimento que, acuado por denúncias de corrupção, acaba de pedir demissão.

O substituto terá perfil técnico. O retrato falado aponta para Sergio Passos, o Secretário - Geral do Ministério, que já foi chamado ao Palácio para uma conversa com o núcleo doce do Governo, leia-se Gleise, Ideli e Gilberto.

Nascimento é Senador pelo Amazonas e Presidente nacional do seu partido, o PR/Partido da República, cujo Secretário - Geral é o Deputado Waldemar da Costa Neto.

O PR é um partido com 06 Senadores e 64 Deputados Federais, o suficiente para desestabilizar o Governo da Dilma em algum momento decisivo no Congresso.

Daí a dificuldade em nomear um Ministro dos Transportes que não seja do agrado do PR.

O que mais pesou hoje para o desfecho do caso, afora insistentes acusações de atos de corrupção por dirigentes do segundo escalão do Ministério que vinham rolando há dias, foi a revelação feita por O Globo numa reportagem sobre uma das empresas de um dos filhos do Ministro, o Gustavo, um rapaz de apenas 27 anos, que nos ultimos dois anos amealhou patrimônio de mais de 50 milhões de reais, um crescimento de 86.500% para quem começou com apenas 60 mil reais.

Nascimento estava lá desde o primeiro Governo do Lula. Saiu apenas para concorrer ao Governo do Amazonas e tendo perdido voltou logo ao cargo. O suplente de Nascimento no Senado é João Pedro, do PT, amigo de Lula de priscas eras.

É o segundo Ministro indicado por Lula que cai do Ministério sob sérias acusações no primeiro ano do Governo da Dilma. O primeiro foi o Palocci, da Casa Civil.

Nenhum comentário: