segunda-feira, 6 de junho de 2011

Heróis Humilhados

O pedido de socorro urgente, desta vez, vem dos bombeiros. Os policiais treinados para salvar vidas lutam por um salário digno no Rio de Janeiro. Ganham como remuneração inicial R$ 950. Vou repetir para não ficar dúvidas: R$ 950.

Imagine-se sustentando sua família com esse valor numa capital de elevado custo de vida. Imagine-se recebendo essa quantia em um trabalho que você se arrisca o tempo inteiro pelos outros. Todos concordam que a situação dos bombeiros fluminenses é de calamidade, não é? Nem todos.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, chamou de "vândalos" os soldados que paralisaram suas atividades em protesto por melhores condições salariais. E mais: deu ordens para o Bope invadir o Quartel General do Corpo de Bombeiros e prender os grevistas. São 439 bombeiros que estão, há dois dias, atrás das grades porque batalhavam contra um salário de miséria!

O que acontece com o alto comando do Rio de Janeiro? Como foram tomadas decisões tão desastrosas contra uma categoria de profissionais tão admirada pela população?

Por que, no passado, o governo do Rio não usou o mesmo vigor, ímpeto e pulso firme para solucionar de uma vez a vergonha de uma remuneração tão humilhante?

Pobre herói do sonho das nossas crianças. Pobre governo do Rio de Janeiro. Pobre Brasil.

(Do Blog do Marcos Pereira).

Nenhum comentário: