sábado, 21 de maio de 2011

Casos Comuns de Trânsito

Sabendo que não tem número suficiente no Senado nem na Câmara para requerer uma CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, ainda que juntando todos os partidos do contra, no caso PSOL, PPS, DEM e PSDB, a Oposição ao Governo Dilma começa a recolher na terça feira assinaturas pedindo uma CPI para o suposto enriquecimento atípico do Chefe da Casa Civil.

Depois que deixou de ser Ministro da Fazenda no primeiro Governo Lula, Palocci teria multiplicado seu patrimônio por 20, sendo que no ultimo ano eleitoral, entre novembro e dezembro, sua empresa teria faturado 10 milhões de reais, quase o equivalente ao que faltou para o PT fechar as contas da ultima campanha presidencial.

O bem educado e sempre afável Palocci não foi candidato a nada. Concluía um mandato de Deputado Federal por São Paulo obtido com expressiva votação. E atuava como um dos três porquinhos como a Dilma chamava carinhosamente os coordenadores da sua campanha.

Mas quando foi eleito e sem cargo publico já trabalhava em sua empresa de consultoria econômica e, lógico, com a sua experiência invulgar na área econômica não lhe faltaria clientes.

Pouco antes de assumir a Casa Civil de Dilma, onde é, de fato, um Primeiro Ministro, Palocci deixou a administração de sua empresa e até mudou-lhe a finalidade na razão social, trocando os serviços de consultoria econômica por serviços de administração imobiliária.

A atual Governadora do Maranhão, senhora Roseana Sarney Murad, declarou rendimentos à Justiça Eleitoral segundo os quais, entre 2006 e 2011, teve o seu patrimônio multiplicado 53 vezes. E ninguém fala.

Essa tentativa de CPI para apurar o patrimônio de Palocci, multiplicado em 6 vezes ao longo de seis anos, quando não exercia cargo executivo, pode não dar em nada, mas pode dar em tudo.

Uma coisa é certa. Vai dar numa chantagem danada contra a Dilma para ela entregar logo aos políticos da sua base os cargos de segundo escalão que ela vem relutando em entregar.

Nenhum comentário: