quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cheque Mais Seguro

Caindo aos poucos em desuso e cedendo espaço para o cartão de crédito, o cheque ganha agora umas blindagens para torná-lo mais seguro e assim voltar a ser mais confiável como ordem de pagamento à vista ou substituto do dinheiro em espécie.

Nos novos contratos com os seus clientes os bancos terão que estabelecer claramente os critérios para a concessão de talões de cheques. Vão ter também que criar um cadastro atraves do qual o comerciante terá informações instantâneas sobre o cheque que estiver recebendo.

Para o correntista sustar um cheque no banco ele precisará registrar antes na Polícia o motivo e, assim, só com o Boletim de Ocorrências em mãos poderá dar a ordem de sustação do cheque ao banco. Essa informação sobre o bloqueio ou sustação do cheque será disponibilizada aos comerciantes na rede de informações.

O Banco Central quer com essas novas medidas reduzir o numero de cheques sem fundos. Os novos contratos de abertura de conta bancária já conterão essas novas clausulas e os atuais contratos terão que estar renovados com essas novidades no prazo de um ano. Decisão do Conselho Monetário Nacional agora ha pouco.

Nenhum comentário: