sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Os Filhos de Kadafi

O outrora líder popular renovador progressista Kadafi foi perdendo aliados internos e amigos pessoais quando os filhos crescendo foram ocupando os espaços do poder e, claro, trazendo para mais perto seus amiguinhos misturando diversão com politica e negócios.

Kadafi foi se fechando em seu circulo familiar e não confiando mais nas instituições, nem mesmo no Exercito do qual emergira com a patente de Coronel, tratou de montar suas milícias particulares dominando tudo a começar pelos meios de comunicação entregues a fies pit bulls xiitas.

Segundo o WikiLeaks, o saite de vazamentos de maior credibilidade, na virada do ano em 2009 saiu uma nota num jornal em Londres dizendo que Saif, um dos filhos de Kadafi, pagara 1 milhão de dólares para Mariah Carey cantar 4 musicas prediletas numa festa. Saif ficou furioso. Não fora ele, e sim Muatassim, seu irmão, o grande gastador.

Muatassim é o mais danado por dinheiro e poder. Pediu em 2008 1 bilhão e 200 milhoes de dólares à empresa nacional de petróleo para montar sua própria milicia. Assim se equipararia a Khamis, seu outro irmão, comandante de um outro grupo que atuava como força de proteção do regime.

Na Líbia de Kadafi os gastos foram perdulários, o nepotismo galopante e as rivalidades ásperas. Todos os filhos de Kadafi mamavam nas tetas dos cofres publicos, especialmente na area de energia, no caso mais no petroleo. O Saif é que se preparava para suceder o pai.

A seguir, pela ordem decrescente, os filhos de Kadafi. 


O Mohammad, de 40 anos, gosta de esportes, liderava o comitê olímpico da Líbia. 
O Saif al-Islam, de 38 anos, que era o provável sucessor tinha marqueteiros cuidando de sua imagem publica. O Saadi, de 37 anos, ex jogador de futebol tinha uma produtora de cinema e comandava a Federação de Futebol do País.

O Mutassim, de 36 anos, ex Oficial do Exercito era o conselheiro de segurança nacional. O Hannibal, de 35 anos, conhecido por seus escândalos, chegou a ser preso em Genebra, em 2008. O Saif-Al-Arabg, de 29 anos, acusado de contrabandear armas em 2008. O Khamis, de 28 anos, comandou uma força especial do Exercito na repressao armada contra os manifestantes.

Ayesha, de 34 anos, única filha mulher, é mais gente fina. Advogada, fez parte da equipe de defesa no julgamento de Saddam Hussein.

Nenhum comentário: