domingo, 2 de janeiro de 2011

Volta Por Cima

A Helena era uma moçoila tímida quando nos conhecemos na Sala de Imprensa do TSE em Brasília.

Tempos difíceis aqueles e mais difícil para a Helena que sendo filha do Carlos Chagas, o Chefe da Sucursal de O Estado de S. Paulo, sofria certa má vontade de alguns coleguinhas que achavam que o prestigio do pai facilitava as coisas para ela, e isso nunca foi verdade porque o orgulho do Chagas era ver a filha no garimpo dos fatos, batalhando a noticia.

Mas a Helena, penso eu, sempre foi de não perceber, ou não querer perceber, maledicência em seu derredor. Nunca demonstrava nada. Ou não percebia mesmo. Já tinha naquela época o mesmo sorriso tímido e de simplicidade cativante de até hoje.

Repórter que não sabe perguntar pode ir mudando de ramo logo porque se não tem matéria não demora a perder o emprego.

Helena naquele tempo já sabia perguntar.

Roda, roda, roda e a vida nestes 35 anos da Sala de Imprensa do TSE até aqui nos colocou em estradas diferentes, mas sem que nos perdêssemos de vista.

Helena era a Diretora de O GLOBO em Brasília e eu o Ministro no Judiciário, do TFR ao STJ e também, por quatro anos, no mesmo TSE em cuja Sala de Imprensa nos conhecemos trabalhando.

Muitas vezes, até há pouco tempo, nos encontrávamos no supermercado do Pão de Açucar, no Gilberto Salomão, no Lago Sul.

Por conta desse seu endereço, no Lago Sul, a Helena ficou sabendo de umas coisas a mais quando estourou a confusão com o Palocci naquela estória do caseiro.

Helena com seu bom caráter de sempre teria preferido passar a informação ao Palocci, pessoa de sua cordial estima e fonte, é claro, mas o jornal reagiu de imediato lhe tirando o emprego.

Depois foi o Franklin, tirado meio de inopino da direção da TV Globo, em Brasília. Já estava ele na BAND quando o Lula o chamou para ser o Ministro da Comunicação Social da Presidência. Franklin chamou a Helena para trabalhar com ele.

Hoje a Helena tomou posse no cargo de Ministra da Comunicação Social do Governo da Dilma no lugar do Franklin que havia avisado, ainda na campanha eleitoral, que não queria mais ficar no cargo.

Boa sorte, Helena, grande menina!

Nenhum comentário: