segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Campanhas

Falam que a corrupção nas eleições só será estancada quando houver o financiamento público nas campanhas.

Ainda não o há complemente, mas examinando bem, até que o dinheiro público tem se prestado para essa destinação.

Há o Fundo Partidário que é mantido com dinheiro do Orçamento da União e obrigatoriamente com o que se arrecada das multas eleitorais, o que não é pouco.

E há o horário gratuito, na verdade muito bem pago, no rádio e na TV não só para os partidos anualmente como também para os seus candidatos nas campanhas eleitorais.

Os recursos dos partidos, que não decorrem apenas do Fundo, mas também de doações de pessoas físicas ou jurídicas que não tenham problemas com o fisco, podem ser utilizados também na divulgação programática em seminários, debates, ou seja, na propaganda.

Para resolver isso de uma vez o que falta é o Governo autorizar, mediante lei, é claro, que os doadores para os partidos e comitês eleitorais de campanhas descontem os valores doados do imposto de renda que tenham que pagar no ano subseqüente a cada eleição.

Tem que haver uma vantagem legal, explicitamente legal, para que as doações aos partidos e aos seus candidatos não possam ocorrer apenas como um favor possível de ensejar, em tese, no futuro, algum outro favor do acaso eleito, naquela base do é dando que se recebe.


Um comentário:

G.D. News disse...

Como todos os politicos no país sabem, urge uma reforma política que amenise nossa tão propalada corrupção nas eleições com caixa dois e similares...
Em sua opinião, seria possivel aprovar o voto distrital misto neste país?